sábado, 22 de março de 2014

PROBIÓTICOS REDUZEM RISCO DE DOENÇAS EM CRIANÇAS PEQUENAS...

FONTE: Nicholas Bakalar, The New York Times  (noticias.uol.com.br).

Um experimento randomizado sobre probióticos comuns demonstrou que uma dose diária da substância reduziu de forma considerável os casos de diarreia e de infecções das vias respiratórias em crianças de creches.

Os pesquisadores realizaram o experimento em 336 crianças saudáveis de 6 meses a 3 anos que frequentavam creches na Cidade do México. Metade recebeu uma dose diária de Lactobacillus reuteri, uma bactéria benéfica do trato intestinal que está presente naturalmente em diversos alimentos e na maioria das pessoas. A outra metade recebeu placebo de aparência idêntica.

A intervenção teve duração de 3 meses e as crianças foram acompanhadas por outros 3 meses sem receberem suplementos. O estudo foi publicado no periódico "Pediatrics" e obteve o subsídio de uma fabricante de suplementos probióticos.

Durante o estudo ocorreram 69 casos de diarreia entre os participantes que receberam placebo e 42 entre os que receberam os suplementos. Ocorreram 204 casos de infecção das vias respiratórias entre os participantes que receberam placebo em comparação com 93 casos entre os que tomaram o probiótico.

Além disso, os participantes do grupo que recebeu o placebo utilizaram antibióticos durante em média 4,1 dias, enquanto que os que usaram os suplementos tomaram o medicamento durante em média 2,7 dias. As diferenças perseveraram por 12 semanas após o término da intervenção com suplementos.


"O que é digno de nota nesse caso é que foram usados probióticos específicos em um estudo com formato bom e com acompanhamento", afirmou Stephen S. Morse, infectologista da Universidade Columbia, que não esteve envolvido no estudo. "Essa é mais uma prova do valor dos probióticos, mas ainda temos muito o que aprender."

Nenhum comentário:

Postar um comentário