sábado, 22 de março de 2014

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS DA INFERTILIDADE MASCULINA...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

Estatísticas mundiais mostram que pelo menos 15% dos casais que desejam engravidar apresentam alguma dificuldade que podem levar ao diagnóstico da infertilidade. Durante muito tempo a infertilidade era atribuída apenas às mulheres, hoje em dia a infertilidade masculina é conhecida e estudada, mas especialistas acreditam, que devido a essa demora da inclusão da infertilidade masculina no meio do conhecimento comum, muitas pessoas, principalmente homens, ainda são muito desinformados e tem alguma tipo de preconceito quanto a esse assunto.
É importantíssimo que as pessoas se informem sobre a infertilidade masculina. A infertilidade não significa a impossibilidade definitiva de ter filhos.
É aconselhado que o casal após 12 meses de tentativa sem sucesso de engravidar, procurem por um auxílio médico. Para a mulher um ginecologista e para o homem um urologista. Onde a avaliação médica começa com o histórico do casal, sendo levantando até se eles tem relações sexuais regularmente. E então são feitos exames que busquem pela causa da infertilidade no casal.

A infertilidade masculina e as suas causas.

Produção inadequada de esperma.
O espermograma é o exame que 
informa o número de espermatozoide que o homem ejacula. O normal é ter 20 milhões e que no mínimo 50% tenham a capacidade de sair da vagina e chegar à trompa para encontrar o óvulo. Mas esse número não é absoluto, muitos homens que produzem menos espermatozoides conseguem engravidar uma mulher, se ela for jovem e fértil.

A causa da infertilidade masculina por produção indevida de esperma pode acontecer alterações hormonais, varicocele ou processos infecciosos ou inflamatórios, “que podem, uma vez reconhecidos, serem revertidos com tratamento médico adequado”, informa o urologista.

Varicocele.
Varicocele são varizes que aparecem no cordão espermático, pode atrapalhar a produção dos espermatozoides, pois essas varizes fazem com que a temperatura escrotal e intratesticular aumentem, acarretando alterações na produção dos gametas.

Tabagismo.
Hoje em dia é comum que os jovens fumem, 35% dos homens em idade reprodutiva fumam.Por isso alguns um dos fatores comportamentais que podem vir a  interferir na infertilidade masculina, que merece especial atenção é o tabagismo.O consumo de cigarro está associado à redução na 
qualidade do sêmen, incluindo na concentração de espermatozoides, motilidade, morfologia e efeito potencial na função espermática, além das alterações nos níveis hormonais.

Uso de drogas e medicamentos.
Outro comportamento muito habitual é o uso, muitas vezes, o abuso de álcool e drogas como a maconha, que afetam diretamente o funcionamento dos gametas masculinos. O uso de anabolizantes, por exemplo, prejudica o funcionamento dos testículos, o que gera uma produção de espermatozoides de baixo poder de fecundação.
Alguns medicamentos também podem ocasionar a infertilidade masculina, como os medicamentos usados no tratamento de gastrites, úlceras, hipertensão arterial e infecções por fungos, quem causam danos à saúde reprodutiva. Medicamentos contra queda de cabelo também podem prejudicar a reprodução, eles provocam a diminuição do número de espermatozoides.

Obesidade.
A obesidade, assim como sobrepeso também colaboram para a infertilidade masculina. Médicos explicam que pessoas obesas produzem menos espermatozoides, o que dificulta a fecundação.

O estresse também pode ser um caso agravante na infertilidade masculina, homens sobre grande carga de estresse desenvolve problemas de impotência, dificuldades de ejaculação e alterações na qualidade dos espermatozoides, explica especialistas.


É importante que o casal procure um médico para que possa ser diagnosticada a causa, e então aplicado o tratamento, para que ele seja bem sucedido e enfim ocorra a gravidez da parceira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário