domingo, 23 de março de 2014

COMO COMBATER A HIPERTENSÃO...

                        
A hipertensão arterial é uma doença que atinge uma em cada três pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais conhecida como pressão alta, a hipertensão não possui cura, porém ela pode ser controlada durante toda a vida. Ela é caracterizada pela pressão exercida sobre as artérias, quando o coração bombeia o sangue para o corpo.

Pressão arterial.

O valor ideal para a sua pressão é de 12 por 8. Se você possui hipertensão, esse valor aumenta. Isso indica que o coração está fazendo uma força maior do que o necessário para levar o sangue para o corpo. Essa força feita pelo coração pode prejudicar a sua saúde no futuro, pois podem ocorrer derrames, limitação do fluxo sanguíneo no cérebro, coração e rins e provocar ataques cardíacos.

Atividades físicas para combater pressão alta.

É essencial a prática de exercícios físicos de três a cinco vezes na semana e por pelo menos trinta minutos. Isso ajuda a reduzir a pressão. As pessoas portadoras de hipertensão devem sempre estar atentas ao peso.
                       

Dieta saudável.

Mantenha uma alimentação regrada e saudável. Limite a quantidade de sal no organismo e evite os alimentos industrializados, que possuem grande concentração de sódio. Diminua também o consumo de embutidos, como salames e enlatados. De preferência, evite consumir bebidas alcoólicas.
Alimentos como frutas, legumes e vegetais podem ser consumidos livremente, pois possuem baixas quantidades de gorduras e calorias e ajudam a reduzir a pressão.

Consuma potássio.

O mineral possui o poder de baixar a pressão do sangue de forma mais efetiva do que cortar o sal da dieta. Inclua no seu cardápio alimentos ricos em potássio, como banana, pêssego, feijão branco e beterraba.

Chá de oliveira para combater hipertensão.

A folha de oliveira ajuda a diminuir o problema de pressão alta, pois ela faz com que as veias dilatem, o que facilita o fluxo sanguíneo. Tome uma xícara do chá diariamente.

Dica.


Para ajudar no controle da pressão, evite o estresse. Quando mais feliz e tranquila sua vida for, menos problemas de saúde você terá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário