terça-feira, 4 de março de 2014

MULHERES QUE PASSARAM POR TRANSPLANTE DE ÚTERO NA SUÉCIA TENTAM ENGRAVIDAR...

FONTE: *** Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

Quatro de nove mulheres que receberam úteros de doadoras vivas recentemente na Suécia tiveram embriões transferidos na tentativa de engravidar. 

As mulheres fazem parte de um projeto experimental para testar se é possível implantar um útero para que uma mulher sem o órgão possa dar à luz seu próprio filho biológico. Duas das pacientes tiveram que remover os órgãos por causa de complicações. 

"Já começamos a transferência de embriões em quatro das mulheres e faremos tentativas com as outras quando elas estiverem prontas", afirmou à Associated Press Mats Brännström, professor de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Goteburg, que está liderando a pesquisa.

Brännström prevê que três ou quatro das sete mulheres consigam engravidar.

Houve duas tentativas anteriores de transplantar um útero - na Turquia e Arábia Saudita. Mas, em ambos os casos, a gravidez não ocorreu. Médicos na Grã-Bretanha e Hungria também estão planejando operações semelhantes, mas com úteros de mulheres que acabaram de morrer.

"Há dúvidas sobre como as mudanças fisiológicas no útero vão afetar a mãe e se o útero transplantado será propício para um bebê em crescimento", disse Charles Kingsland, porta-voz da Royal College of Obstetras e Ginecologistas da Grã-Bretanha e médico do Hospital de Mulheres de Liverpool.

Em um estudo publicado na semana passada, Brännström e colegas descreveram os procedimentos utilizados para o transplante dos nove úteros e informaram que houve "episódios de rejeição leves" em quatro pacientes.

Ele disse que os úteros transplantados seriam removidos após um máximo de duas gestações.

"Nós realmente não sabemos se o fluxo de sangue para o útero irá aumentar e se adaptar da mesma maneira, como em uma gravidez normal", disse Yacoub Khalaf , diretor da unidade de reprodução assistida do hospital de Guy e St. Thomas, em Londres. Para ele, ter conseguido fazer as transferências é um bom sinal, mas só um nascimento provará que o procedimento funciona. 


*** Com AP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário