terça-feira, 4 de março de 2014

RESPIRAÇÃO RUIM DURANTE O SONO PREJUDICA CONTROLE DO AÇÚCAR NO SANGUE...

FONTE: Anahad O'connor, The New York Times (noticias.uol.com.br).

A apneia do sono pode dificultar o controle da glicose sanguínea em pessoas com diabete tipo 2 ao prejudicar o estágio de sono mais profundo, sugere um novo estudo. Essas descobertas fornecem mais uma razão para as pessoas usarem a máscara de CPAP (pressão positiva contínua em vias aéreas) durante toda a noite. O dispositivo é usado como tratamento padrão da apneia do sono e ajuda a manter a respiração constante.

É sabido que a apneia do sono – distúrbio que causa interrupções no sono e reduções perigosas dos níveis de oxigênio – cause um aumento muito grande do risco de diabetes tipo 2. Os casos mais graves estão geralmente associados ao controle deficiente da glicose sanguínea em diabéticos.

As pausas na respiração dos pacientes com apneia podem acontecer em qualquer período da noite. Todavia, o novo estudo, publicado no periódico "Diabetes Care", descobriu que os episódios que ocorreram durante o sono REM (fase na qual ocorre o movimento rápido dos olhos) foram mais prejudiciais para o controle da glicose sanguínea no longo prazo.

O sono REM ocorre na maioria das vezes antes do despertar, nas primeiras horas da manhã. Contudo, pesquisas mostraram que muitos pacientes removem as máscaras de CPAP no meio da noite por sentirem desconforto, afirmou o Dr. Babak Mokhlesi, um dos autores do estudo e diretor do centro de distúrbios do sono da Universidade de Chicago.


Por isso, é mais provável que a apneia desses pacientes deixe de ser tratada durante o sono REM, período que talvez tenha uma importância singular para as pessoas com diabetes, afirmou Mokhlesi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário