quarta-feira, 12 de março de 2014

SAIBA POR QUE É IMPORTANTE DIFERENCIAR OS TIPOS DE CÓLICAS DURANTE MENSTRUAÇÃO...

FONTE: Portal Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

                    
As cólicas menstruais possuem os seguintes tipos: primária e secundária. A primária é a mais comum, considerada normal e costuma aparecer pouco depois das primeiras menstruações. É causada por uma substância chamada prostaglandina, responsável pela contração do útero.
Já a secundária é provocada por alguma doença ou distúrbio, como endometriose, mioma, problemas com o uso de DIU, alterações do útero e dos ovários ou doença inflamatória pélvica.
É necessário que o médico estabeleça a diferença entre a dismenorreia primária e a secundária para conduzir o tratamento adequado. Além do levantamento da história clínica, exames de laboratório e de imagem ajudam nesse processo.
Mulheres com cólicas menstruais primárias, em geral, se beneficiam com a adoção de algumas medidas, como a prática regular de exercícios físicos aeróbicos (por exemplo: andar, nadar, correr, pedalar), aplicação de calor local (bolsa de água quente) e dieta rica em fibras. Quando a dismenorreia é secundária, pode ser necessário recorrer ao tratamento cirúrgico.
Nos dois casos podem-se utilizar medicamentos para alívio da dor, sempre com acompanhamento e prescrição médicos.
Recomendações:
-- Evite levar uma vida sedentária. Exercícios físicos moderados ajudam a aliviar a dismenorréia primária;
-- Coloque uma bolsa de água quente sobre a região abdominal, quando estiver com cólica menstrual;
-- Beba bastante água;

-- Não se automedique. Procure assistência médica para selecionar o melhor tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário