terça-feira, 29 de junho de 2021

SALVADOR ADERE AO GOV.BR PARA AMPLIAR SERVIÇOS DE FORMA DIGITAL...

FONTE: Da Redação, https://atarde.uol.com.br/

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta terça-feira, 29, que é a mais nova capital a fechar parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia e aderir ao gov.br, que dispõe de uma rede para impulsionar e integrar as iniciativas por um governo 100% digital.

O Distrito Federal, 12 estados e 42 municípios já participam dessa ação, que visa acelerar a digitalização com foco no usuário dos serviços públicos. Ao aderir à rede, os participantes assumem o compromisso de seguir as diretrizes e regras do governo federal sobre a oferta dos serviços públicos digitais e a simplificação do atendimento prestado aos usuários.

Uma das soluções digitais oferecidas pelo gov.br são as plataformas com autenticação única de usuários, para que a população utilize apenas um login e uma senha para acessar os mais diversos serviços públicos digitais.

O prefeito Bruno Reis destaca que, nos últimos anos, Salvador tem trabalhado na realização de ações no âmbito digital e, atualmente, desenvolve o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação do município. “Essa adesão ao gov.br é um passo importante para tornar Salvador cada vez mais digital, com prestação eficiente e ágil dos serviços públicos e, assim, contribuir para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma.

Demais vantagens.

De natureza colaborativa, o gov.br ainda oferece apoio a financiamento junto aos agentes de fomento nacionais e internacionais, com o intuito de levantar possibilidade de oferta de linhas especiais de financiamento voltadas para ações de transformação digital. Além do apoio metodológico para a transformação digital dos serviços públicos, a Rede Nacional de Governo Digital promove também programas de formação e de desenvolvimento de habilidades relacionados à transformação digital para servidores públicos.

Aliado à agilidade, o uso da ferramenta federal também possibilita economia aos cofres públicos. De acordo com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o custo de cada serviço digitalizado é reduzido em 97%, em média, em relação à forma presencial.

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