sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CARNAVAL 2010: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ARTISTAS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Até o próximo dia 30, os artistas e bandas considerados emergentes e notórios poderão efetuar a inscrição junto ao Conselho Municipal do Carnaval (Concar), com finalidade de contrato para a maior festa popular de Salvador, em 2010. A resolução 017/09 assinada pelo presidente do Concar, Fernando Bulhosa, e por Jairo da Mata, secretário geral da entidade, foi publicada na edição do último dia 8 (quinta-feira) do Diário Oficial do Município. O documento institui as regras que regularão a execução da seleção pública através de Curadoria aberta de número 01/2009.
As inscrições, tanto para os notórios como para os emergentes, são realizadas na sede da Salvador Turismo (Saltur), na Avenida Vasco da Gama, Dique do Tororó, assim como no Sindicato dos Músicos (Sindmúsicos). A seleção pública desses artistas (solo ou bandas) obedecerá a duas etapas: pré-seleção do material entregue no ato da inscrição e avaliação presencial (ao vivo), em local e data designados pelo Concar. Os interessados na inscrição devem apresentar CD ou DVD com áudio, releases e fotografias. Numa segunda fase, serão exigidos documento registrado em cartório, com declaração da empresa que o representará especificamente para o Carnaval, além de registro no INPI ou certificado definitivo.
A resolução do Concar especifica a destinação de número igual de vagas para as contratações musicais entre os artistas destacadamente notórios e emergentes, mediante a Curadoria e por seleção pública. A Comissão Curadora será integrada por membros do Conselho Municipal do Carnaval, Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Sidmúsicos, Federação das Entidades Carnavalescas, Saltur, Câmara Municipal de Salvador e Associação Baiana dos Artistas Notórios (Aban).
Para a segunda etapa do julgamento, serão convidados três membros da sociedade civil de nome reconhecido para compor a comissão que julgará precisamente os artistas emergentes. O número de vagas (50% para notórios e 50% para emergentes) será fornecido pela Saltur, ao ser observado o quantitativo de palcos e trios contratados, já deduzidas as vagas para projetos como Trios do Reggae, do Samba, Samba de Roda, Tributo a Raul e atrações especiais para os bairros.
Os artistas emergentes serão avaliados através dos critérios musicalidade (afinação, ritmo, concepção harmônica e melódica), quesito que vale três pontos e, ainda, por originalidade (figurino, composições, cenário etc), um ponto. O histórico (experiências anteriores, sucesso no Carnaval de Salvador) também valerá um ponto. No caso dos notórios, serão avaliados a discografia (0 a 5 pontos), posicionamento na mídia nos últimos três anos (0 a 5 pontos) e o histórico, que envolve participação em shows, eventos musicais, Carnaval e micaretas (0 a 5 pontos). O período para análise e julgamento será de 1º a 10 de novembro, na Federação das Entidades Carnavalescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário