quinta-feira, 1 de outubro de 2009

POLÍCIA FEDERAL VAI APURAR FRAUDE NO ENEM 2009...

FONTE: Redação, em São Paulo (educacao.uol.com.br).
O MEC (Ministério da Educação) acaba de divulgar uma nota oficial sobre o adiamento das provas do Enem 2009, que seriam realizadas neste final de semana (3 e 4 de outrubro).Segundo a nota, o MEC (Ministério da Educação) já "tomou providências junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar responsabilidades criminais relativas ao vazamento".Ainda segundo o documento, o Inep já tem uma nova prova e "deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística da nova prova". Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês, segundo o MEC.Os estudantes inscritos serão comunicados pelo correio, por telefone celular e por meio eletrônico-digital da confirmação da nova data e do local das provas.
Prova adiada
O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria aplicada neste final de semana em todo o país. Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado.Segundo reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo', que afirma ter tido acesso à prova que seria aplicada, pessoas avisaram o jornal sobre o vazamento e contaram ter obtido a prova por meio de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador da avaliação. Um homem, ainda de acordo com a reportagem, tentou vender uma cópia da prova ao jornal por R$ 500 mil.O MEC estuda remarcar o exame nos próximos 45 dias. Uma segunda versão da avaliação, que já estaria pronta, pode ser utilizada.
Segurança
a segurança da prova tem sido uma preocupação desde que o Enem mudou seu formato e se propôs a selecionar candidatos como um tipo de vestibular. Na época do anúncio do novo formato, no início de abril, os reitores da universidades federais haviam expressado seu temor em relação à segurança da prova.Em abril deste ano, Edward Madureira Brasil, vice-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) disse ao UOL Educação: "Nos preocupa a forma de aplicação e a segurança de todo o processo. O Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, que realiza o Enem] tem um nível de segurança diferente do de um vestibular", afirmou à época. De acordo com Brasil, como o Enem, até o ano passado não selecionava alunos para as universidades federais, os vestibulares tinham um "aparato de segurança" maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário