domingo, 16 de maio de 2010

CAUSAS E PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE (PARTE DOIS)...

ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO.
PARE DE FUMAR.
A melhor coisa que um fumante pode fazer por seus ossos é parar de fumar. Mesmo que tarde na vida, isso pode limitar a perda óssea.
TENHA UMA DIETA BALANCEADA, RICA EM CÁLCIO E VITAMINA D.
Boas fontes de cálcio incluem produtos lácteos com pouca gordura, folhas, comidas e bebidas enriquecidas com cálcio. Os suplementos também podem ajudá-lo a ingerir a quantidade adequada de cálcio. A vitamina D é essencial, já que ela ajuda na absorção do cálcio. Ela pode ser obtida através da exposição ao sol, da comida e dos suplementos. Gema de ovo, peixe de água salgada e fígado são boas fontes de vitamina D.
EXERCÍCIOS.
Assim como os músculos, os ossos são um tecido vivo que fica mais forte com os exercícios. Atividades que forçam seu corpo contra a gravidade e tenham algum impacto como solo são os melhores para os ossos. Alguns exemplos são: caminhada, subir escada, dançar e levantar peso.

EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL.
Beber muito está associado ao aumento de fraturas nas costelas, na espinha e no pulso. Beber álcool em excesso interfere no balanceamento do cálcio no corpo. Também afeta a produção de hormônios, que são uma proteção do osso e de vitaminas, que são essenciais para a absorção do cálcio. Muito álcool também pode levar a mais quedas e, por conseqüência, a mais fraturas.

CONVERSE COM SEU MÉDICO SOBRE O EXAME DE DENSIDADE ÓSSEA.
A densitometria mede a densidade dos ossos de várias partes do corpo. Os exames podem detectar a osteoporose antes que uma fratura ocorra e podem prever suas chances de quebrar um osso no futuro.
VERIFIQUE SE OS REMÉDIOS SÃO UMA OPÇÃO PARA VOCÊ.
Não há cura para a osteoporose. Contudo, há remédios disponíveis para a prevenção e o tratamento da doença. Seu médico pode dizer se a medicação é indica para seu caso.
COMO EU POSSO PREVENIR A OTEOPOROSE?
Exercícios: Estabeleça um programa regular de exercícios. A atividade física torna seus músculos e ossos mais fortes e evita a perda de massa óssea. Exercícios com pesos feitos pelo menos três vezes por semana são os melhores para a prevenção da osteoporose Coma alimentos com cálcio: Alimentar-se de comidas ricas em cálcio durante toda a vida ajuda a construir e manter ossos fortes. Excelentes fontes de cálcio são o leite e seus derivados, peixes enlatados, folhas de tom verde escuro (couve e brócolis, por exemplo), suco de laranja enriquecido com cálcio e pães feitos com farinhas enriquecidas Suplementos: Para usar suplementos de cálcio, consulte seu médico. Certifique-se que não está ingerindo mais de 2.000 mg desta substância por dia. Isso pode causar pedras nos rins Vitamina D: Essa vitamina é usada pelo corpo para absorver o cálcio. Ficar no sol por 20 minutos todos os dias ajuda a maioria das pessoas a absorver suficiente vitamina D Medicamentos: Existem algumas drogas que previnem e tratam a osteoporose Estrogênio: Esse hormônio produzido pelos ovários ajuda a evitar a perda de massa óssea. Repor o estrogênio depois da menopausa (quando os ovários param de produzir o hormônio) desacelera essa perda. Mas esse tratamento envolve riscos, por isso converse com seu médico Evite certos medicamentos: Esteróides, alguns tratamentos para câncer de mama, anti-convulsivos, anti-coagulantes e medicamentos para tireóide aumentam a perda de massa óssea se não usados conforme recomendado. Converse com seu médico sobre como você pode reduzir seu risco através da dieta, exercícios ou até medicamentos Outras medidas preventivas: Reduza a ingestão de álcool e não fume. Fumar leva seu corpo a produzir menos estrogênio, que protege os ossos. Muito álcool pode fragilizar seu osso
COMO EU POSSO ABASTECER MEU CORPO DE CÁLCIO SE EU SOU INTOLERANTE À LACTOSE?
Nesse caso, você pode acabar ingerindo uma quantidade menor de cálcio do que a necessária. Apesar de a maioria dos derivados de leite gerar rejeição, alguns iogurtes e queijos duros podem ser digeridos. Além disso, você pode comprar alimentos livres de lactose e que, ao mesmo tempo, são ricos em cálcio, como folhas, salmão e brócolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário