segunda-feira, 19 de julho de 2010

ENEM ‘APROVA’ 58% DAS ESCOLAS PÚBLICAS BAIANAS...

FONTE: Felipe Amorim, CORREIO DA BAHIA.

No Brasil, 75% das 16 mil escolas avaliadas ficaram acima da média.

O ensino público da Bahia conseguiu concluir o ensino médio. É o que mostra as notas da edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por escola, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A média final das notas de 58% das 1918 escolas públicas baianas que tiveram alunos participantes do Enem foi superior à média de 450 pontos exigida por candidato para obter o certificado de conclusão do antigo segundo grau.
Para ter o certificado, o candidato precisa ter nota maior que 400 pontos, nas provas objetivas, e 500 pontos na redação, de um total que varia por prova, mas fica sempre acima dos 800 pontos. No Brasil, a situação está melhor. Nos 26 estados mais o Distrito Federal, 75% das 16 mil escolas públicas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, tiveram a média total do Enem superior a 450 pontos.

ADESÃO.
No entanto, nem todas as escolas que tiveram alunos participantes do Enem 2009 tiveram a média divulgada. Isto acontece porque como Enem não é uma prova obrigatória, o cálculo das médias depende da adesão de um número suficiente de alunos. Também por este motivo, as médias do Enem não são um indicador preciso para avaliar com precisão a qualidade do ensino nestas escolas. Por exemplo, enquanto na Bahia apenas 64% das escolas públicas com alunos participantes do Enem 2009 tiveram as notas divulgadas, nacionalmente essa média sobe para 79%.
Na Bahia, se considerarmos apenas as escolas públicas que tiveramas notas divulgadas, o percentual de médias acima de 450 pontos sobe para 91%. Para calcular os percentuais, o CORREIO considerou apenas a média do ensino médio regular, desconsiderando o ensino para jovens e adultos (EJA), que tende a obter notas mais baixas.

AVALIAÇÃO.

Mesmo assim, as notas do Enem continuam sendo um bom indicador da preparação dos alunos de cada instituição para enfrentar provas como o Eneme os vestibulares. Isto porque, nas escolas com as maiores médias o número de alunos participantes do exame foi alto, assim como o empenho dos estudantes, já que a maioria estava buscando ou o certificado de conclusão do ensino médio ou uma vaga na faculdade.
O próprio Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, responsável pela prova, reconhece a capacidade do exame como parâmetro para a qualidade do ensino. “O Inep cumpre a função de disponibilizar informações à sociedade. A informação estimula as análises e estas estimulam as ações, sejam políticas públicas, seja mobilização civil. As ações provocam melhoria na qualidade da educação”, diz o presidente do instituto, Joaquim José Soares Neto. Este foi o primeiro resultado do Enem divulgado após a reformulação do exame. Desde o ano passado que o MEC implantou a proposta de fazer a prova mais interdisciplinar e voltada para a capacidade de raciocínio dos estudantes.
O Ministério da Educação (MEC) pretende que o Enem se transforme numa espécie de grande vestibular nacional. Este ano, 53 das 58 universidades federais do país vão usar a nota do Enem de alguma forma em seus processos seletivos, segundo pesquisa do portal UOL. Com a nota do exame, os candidatos podem tentar uma vaga em universidades de todos os estados, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que funciona pela internet. O MEC também planeja tornar o Enem obrigatório para todos os concluintes do ensino médio. Além de servir como avaliação do ensino, ele seria necessário para obter o certificado de conclusão do ensino médio, segundo a superintendente avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Eni Bastos. No entanto, o MEC ainda não definiu prazo para a obrigatoriedade passar a valer.

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