quinta-feira, 1 de julho de 2010

INSS COMEMORA 20 ANOS COM RECLAMAÇÃO DE SEGURADOS...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa hoje (1º) 20 anos de existência, com algumas reclamações de usuários. A servidora do governo do Distrito Federal (GDF) Maria Gorete Silva, de 55 anos, tenta, em vão, há mais de um mês, sacar o salário pelo INSS. Desde o dia 19 de maio, o sistema da agência que ela frequenta em Brasília não funciona – ou cai ou fica muito lento.
“O desencontro de informações é muito grande. Por conta de informação errada, tive que voltar várias vezes. Ninguém sabe informar nada”, enfatizou a mulher, que sofreu uma lesão no joelho e precisou ser afastada do serviço.
A promessa do órgão, porém, é agilizar o atendimento dos assegurados. “Um dos grandes desafios é a ampliação dos serviços no sentido de atender melhor nossos assegurados”, destacou o presidente do INSS, Valdir Moysés Simão, durante a solenidade que marcou passagem das duas décadas de atuação do instituto.
Os servidores plantaram no jardim da sede do órgão, em Brasília, mudas de árvores, doadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).
Na solenidade, Simão destacou o percentual de contribuições ao instituto. Segundo ele, no ano passado, o INSS apresentou crescimento de 82,6% na quantidade de benefícios pagos a usuários urbanos, o equivalente a R$ 2,7 bilhões em 2009.
De acordo supervisor da agência do INSS usada por Maria Gorete em Brasília, Luiz José de Souza, cerca de 500 pessoas são atendidas diariamente no local. “Algumas vezes acontecem problemas relacionados ao sistema, o que é normal com qualquer sistema integrado a uma rede”, argumentou.
Ele ressaltou também que os servidores recebem treinamento para o atendimento e que a instituição está sempre buscando aperfeiçoar o trabalho, de forma a tratar melhor os usuários.
O INSS foi criado em 1990. O novo órgão, autarquia vinculada ao antigo Ministério da Previdência e Assistência Social, era o resultado da fusão dos extintos Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) e Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário