FONTE: Karina Baracho, TRIBUNA DA BAHIA.
“A saúde pode começar pela boca”. Essa é a máxima dos odontólogos, mas deveria ser seguida também por toda a população. Partindo desta iniciativa, a capital baiana vai sediar, depois de 28 anos, o Congresso da Federação Dentária Internacional (FDI). O evento será realizado entre os dias 2 a 5 de setembro próximo no Centro de Convenções da Bahia, na Boca do Rio, e tratará do tema: “Saúde bucal para todos: desafios e soluções”.
Para divulgar ainda mais o congresso, a coordenadora geral do evento, Claudia Tavares, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia seção Bahia, Delcik Dultra, visitaram o diretor-presidente da Tribuna da Bahia.
Conforme eles, o objetivo é reunir os especialistas de todo o mundo e divulgar os mais novos métodos e equipamentos para os mais variados tratamentos dentários, assim como contribuir com a qualificação profissional.
“Fazer com que as pessoas percebam que os problemas locais de saúde oral precisam de soluções globais. Explicar o que comer e quando se deve escovar os dentes vai ser um dos destaques”, explicou Tavares, que acrescentou o escovódromo como uma das atividades paralelas. “No local, as crianças vão aprender como escovar os dentes”.
Além disso, ela destacou a apresentação de equipamentos que ainda não chegaram ao mercado brasileiro, como uma máquina que molda as próteses através de uma imagem em terceira dimensão. “Com isso, a precisão é muito maior, além de reduzir o tempo do paciente na cadeira do dentista”, destacou ela, o que foi confirmado por Dultra. “Trazendo mais conforto, praticidade e melhores resultados também para o profissional”.
Segundo Tavares, as demonstrações dos equipamentos de última geração servirão para que os representantes possam avaliar o mercado brasileiro.
“Não poderão ser comercializados durante o congresso, mas servirão para que eles percebam o interesse dos brasileiros”, acrescentou ela, destacando ainda que o primeiro dia do evento será voltado para especialistas “mestres e doutores. Mas nos demais momentos, todos estarão presentes. Serão discutidos temas como as inovações tecno-científicas e a consciência da saúde bucal”.
Outro destaque, segundo a coordenadora, foi em relação aos profissionais brasileiros. “Queremos a multiplicação da odontologia do Brasil para o mundo, pois temos profissionais de ponta, que se destacam”, disse ela em relação à qualificação dos profissionais brasileiros. “Teremos ótimos representantes que irão se destacar entre os maiores líderes do mundo”, acrescentou.
Além de trazer os maiores especialistas da odontologia para Salvador, o Brasil tem outro motivo para comemorar. Pela primeira vez nos 107 anos de existência da Federação Dentária Internacional (FDI), um latino-americano é eleito para o cargo de presidente da entidade. É um brasileiro, o cirurgião dentista Roberto Vianna.
Os profissionais interessados em participar do Congresso na capital baiana, que este ano substitui o Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (CIOBA), poderão obter mais informações no site: www.fdi2010.com.br
CUIDADO COM A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA.
Estudos epidemiológicos sobre saúde bucal realizados em 2003 – o último e mais completo sobre o tema – revelam que no Brasil pelo menos 30 milhões de pessoas não têm algum dente e 8% da população não possui nenhuma dentição. Ainda conforme os estudos, cerca de 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista e 45% dos brasileiros não possuem escovas de dentes.
Estudos epidemiológicos sobre saúde bucal realizados em 2003 – o último e mais completo sobre o tema – revelam que no Brasil pelo menos 30 milhões de pessoas não têm algum dente e 8% da população não possui nenhuma dentição. Ainda conforme os estudos, cerca de 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista e 45% dos brasileiros não possuem escovas de dentes.
Números muito longe do que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, 80% da população com 18 anos de idade deve ter dentição completa. O estudo revelou que apenas 55% dos brasileiros apresentam tal condição.
Especialistas recomendam que os cuidados bucais devem começar cedo, antes do nascimento do primeiro dente a mãe deve levar o bebê a uma consulta com um odontopediatra. “Principalmente se verificar algo diferente na boca da criança”, alertou a ortodontista Luciana Ramos. De acordo com ela, a medida é importante também como prevenção para problemas futuros. “O acompanhamento é de fundamental importância para que a criança tenha uma dentição saudável”.
A profissional alerta ainda para os cuidados com a higienização bucal dos pequenos. “Sempre após cada mamada deve-se limpar a boca do bebê com um pedaço de gaze ou até mesmo a fralda, umedecia com água fervida ou filtrada”.
Segundo Ramos, o procedimento evita o aparecimento de cáries nos primeiros dentes. “Quando começarem a nascer os primeiros dentinhos os cuidados devem ser redobrados, pois as crianças apresentam algumas alterações sistêmicas como febre”, alertou.
Os cuidados com a dentição ainda muito cedo, na maioria dos casos são fundamentais para que o adulto não tenha muitos problemas bucais. Porém, as visitas ao dentista devem ser feitas periodicamente, os especialistas recomendam de seis em seis meses. Outro destaque é para a alimentação, que deve ser balanceada e sem excessos de açúcares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário