quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SEMINÁRIO MARCA DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro - será marcado em Salvador, pelo 14º Seminário de Acessibilidade e Cidadania de Salvador, que traz o tema: Desenvolvimento e Inclusão. Promovido pela organização não-governamental Vida Brasil em parceria com outras 14 entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, o evento será realizado no dia 3 de Dezembro, das 8h às 18h, no Auditório Ondina do Hotel Portobello, situado na Av. Oceânica nº 2275, Ondina, Salvador/Bahia, e contará com a participação de diversos órgãos do poder público e representantes da sociedade civil.
O encontro objetiva mobilizar a sociedade e o poder público para debater temáticas relativas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, dessa vez com um recorte mais voltado para mobilidade urbana e pleno acesso à saúde. Na pauta de discussão está o que é Desenvolvimento, numa perspectiva de Sustentabilidade, Política de Mobilidade Urbana, Políticas de Saúde para Pessoa com Deficiência.
A programação conta com palestras, debates e apresentações culturais. Para se inscrever no seminário, basta enviar a ficha de inscrição para o email 14seminario@gmail.com. Maiores informações pelo telefone: (71) 3321-4808.Salvador, uma cidade deficiente – A presença de pessoas com deficiência em Salvador é acima da média brasileira, alcançando a marca de 15,3% (a média nacional é 14,5%).
São mais de 2 milhões de pessoas com deficiência, formando 15,6% da população do estado. A maior parte desse conjunto de cidadãos vive em bairros periféricos, em condições ainda mais precárias, sem acesso pleno à escolaridade, com grandes limitações no acesso à saúde e à reabilitação, além de uma série de impeditivos para alcance de outros direitos básicos e essenciais.
De acordo com dados do IBGE, do conjunto de 9 milhões de brasileiros que possuem alguma deficiência física ou intelectual, apenas 580 mil estão matriculados na educação formal.Na relação com a cidade, as limitações são físicas, históricas e sociais. Ainda que a legislação determine que a totalidade da frota de transporte público deve ser adaptada, apenas um terço dos ônibus de Salvador é adequado.
Os deslocamentos são penosos, seja pela dificuldade de acesso a transporte, seja nas próprias vias públicas e ruas de uma cidade antiga e acidentada como Salvador.No âmbito da saúde, a situação se agrava. As poucas unidades de atendimento voltadas para pessoas com deficiências ficam localizadas nos bairros nobres ou centrais da cidade, sempre distantes da periferia e na zona rural é praticamente inexistente. De acordo com Damien Hazard, coordenador geral da organização não-governamental Vida Brasil e membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social – Codes, “no âmbito da saúde e da reabilitação será necessária uma reorganização profunda da rede pública de saúde e reabilitação.
O sistema centralizado de atendimento está em xeque, como mostram sua baixa cobertura assistencial e baixa resolutividade. Não pode e nunca poderá da forma atual atender à demanda do Brasil.”Para Joselito Luz, membro da Associação das Pessoas com Albinismo do estado da Bahia e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, faltam articulações nas diferentes naturezas de programas e políticas públicas para atender a pessoa com deficiência.
“O Governo Federal criou a Política Nacional da Pessoa com Deficiência, contudo esse conjunto de medidas ainda não se reflete no estado e no municio. Não chegam à ponta da sociedade” afirmou o ativista, que acredita que o seminário servirá para abrir o diálogo com o poder público das três esferas (federal, estadual e municipal). “Já sabemos que não existem políticas voltadas para este segmento da sociedade. Com esse encontro desejamos provocar governantes e sociedades para que este assunto seja tratado de forma mais séria.
LANÇAMENTO.
O Seminário ainda será marcado pelo lançamento da cartilha “Dicas importantes de como lidar com pessoas com deficiência”, produzida pela Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador, Secretaria dos Transportes Urbanos e Infraestrutura de Salvador, Transalvador e SalvadorCard. O material traz informações básicas e bastante diretas do trato com pessoas com deficiência, além de esclarecer os mitos mais comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário