sexta-feira, 26 de novembro de 2010

HGPV RECEBE MICROSCÓPIO CIRÚRGICO DA SESAB...

FONTE: hgpvjequie@gmail.com
O Hospital Geral Prado Valadares em Jequié foi contemplado com o recebimento do Microscópio Cirúrgico marca Zeiss, modelo Neurocirúrgico OPMI VARIO S88, que serve também para outras especialidades médicas.
Este microscópio foi adquirido pela Secretaria de Saúde da Bahia e destinado ao HGPV para estruturação dos serviços de Alta Complexidade a exemplo do Serviço de Neurocirurgia que necessita do mesmo para a realização de procedimentos mais complexos.
“Esse equipamento auxilia o médico a atingir áreas exatas durante a cirurgia, o que diminui danos teciduais durante o procedimento”, explica o Neurocirurgião José Schulte.
Ainda de acordo com Dr. José Schulte o microscópio possibilita uma melhor visualização dos tecidos que estão a ser manipulados durante o procedimento cirúrgico pela sua visão binocular do cirurgião e assistente, bem como pela equipe que o assessora através das imagens do monitor LCD de 20 polegadas, capturadas pela câmera de 1 CCD acoplada ao microscópio, possibilitando que os mesmos estejam a perceber os diversos tempos cirúrgicos propiciando uma melhor interação da equipe, que, por conseguinte diminui o tempo cirúrgico e aumenta a sua eficácia.
“Sinto-me realizado por estar a propiciar a implementação da segunda fase do Serviço de Neurocirurgia do HGPV conforme acordado entre o Neurocirurgião desta casa e o seu diretor, provando que com honestidade profissional, com interação técnica e administrativa consegue-se, mesmo com dificuldades de recursos, realizarem-se o melhor para a população em um hospital do SUS”, ressalta o Neurocirurgião José Schulte, a importância e o exemplo para os profissionais médicos e outros administradores hospitalares de outros hospitais públicos que com trabalho, eficiência, honestidade e empenho se consegue dentro do SUS propiciar qualidade equiparada ao que este Neurocirurgião tinha disponível em um serviço de Neurocirurgia que trabalhou na Europa.

O microscópio Zeiss OPMI Vario ainda possibilita o aumento da profundidade de campo e mais luz para o cirurgião e para o assistente, além de foco e zoom de alta velocidade que oferece imagens nítidas independente da ampliação. “Com essa riqueza de detalhes temos acessos a pontos que não conseguiríamos ver a olho nu, isto possibilita realizar um procedimento mais seguro e menos invasivo aos pacientes”, comenta Schulte.
“Com esse equipamento é possível realizar as cirurgias de tumores do sistema nervoso, vascular e coluna que será implementado de forma criteriosa racional e competente nos próximos meses, observando-se que para grande parte das cirurgias tumorais já se tem material disponível, faltando para a neurocirurgia vascular e coluna, que esperamos até final de 2011, realizar os procedimentos de neurovascular, neurooncologia cirúrgica, e cirurgia da coluna degenerativa.
Atualmente já se opera todos os casos de neurotraumatologia encefálica, somando de março de 2010 até o momento 54 neurocirurgias.
De acordo com o diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, tudo isto faz parte de um projeto estruturado, com formação de equipes, elaboração e implementação de protocolos, capacitação de profissionais de saúde e estruturação do hospital.O diretor informa ainda que amanhã 26, ocorrerão a demonstração e curso para uso do Microscópio Cirúrgico a ser ministrado por profissional Credenciado pela Carl Zeiss, às 10 horas no Centro Cirúrgico do HGPV.
O investimento para aquisição deste equipamento foi de 425 mil reais.


A CLÍNICA DE NEUROCÊNCIAS.
Uma das iniciativas da atual gestão do Hospital Geral Prado Valadares em conjunto com os médicos neurologistas e neurocirurgião foi a criação da Clínica de Neurociências. Segundo o diretor geral do hospital, Gilmar Vasconcelos, o objetivo desta clínica é oferecer aos clientes do SUS os mais elevados padrões de segurança, qualidade e modernidade na área neurológica e neurocirúrgica. “Os benefícios desse novo serviço já é sentido pelos nossos pacientes e por toda a comunidade, pois além de ampliarmos a qualidade dos demais serviços prestados pelo hospital, nos tornamos uma instituição de referência ao oferecer mais qualidade e tecnologia avançada no atendimento neurocirúrgico”, explica o diretor.

O HOSPITAL PRADO VALADARES.
Ao todo, a instituição conta com 217 leitos e realiza mais de 28 mil procedimentos por mês, sendo mais de 300 cirurgias e 850 internações ao mês.Atualmente conta com ambulatório nas especialidades de Ortopedia, Neurocirurgia, Oncologia, Neurologia Clínica, Urologia, Ginecologia, Mastologia e Obstetrícia de Alto Risco, com plantão 24 horas de Urgência/Emergência Geral e Obstétrica.
OBS.: MATÉRIA E FOTOS ENCAMINHADAS POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário