FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Como forma de contribuir para uma festa ainda mais bonita e, principalmente, para segurança das pessoas que trabalham em trios elétricos, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, já finalizou o serviço de retirada de todas as travessias de rede aérea dos circuitos Campo Grande/Avenida7 e Barra/Ondina. O trabalho foi realizado, nos últimos anos, em conjunto com a Prefeitura e transformou em rede subterrânea aquela rede elétrica que atravessa de um lado a outro as ruas principais destes circuitos.
Outra questão importante à qual deve-se ficar atento é a altura máxima dos trios elétricos e suas alegorias e ocupantes que, conforme determinação dos órgãos competentes deve ser de 4,5 metros. Mesmo em locais em que não haja mais travessia, por questões de segurança, é importante que esta altura seja respeitada.
Esta orientação, bem como a altura da rede elétrica estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, é enviada pela concessionária, anualmente, por meio de carta, para as entidades carnavalescas, blocos e trios para que estes fiquem atentos e evitem aumentar a altura dos trios e alegorias, respeitando o distanciamento mínimo regulamentar de 1,5 m da rede elétrica, tanto na vertical quanto na horizontal.
Uma prática que também deve ser evitada é o lançamento de serpentinas (muitas vezes metalizadas), por parte de alguns blocos e camarotes, em direção à rede elétrica. Apesar do efeito de beleza e alegria no ambiente, o lançamento deste e de qualquer objeto na rede elétrica pode causar curto-circuito e interrupção no fornecimento de energia, além do risco de acidentes para quem lança o objeto e para pessoas que estão nas proximidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário