domingo, 29 de abril de 2012

ADULTOS TAMBÉM SOFREM COM ESPINHAS...



FONTE: Roberta Cerqueira REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Engana-se quem pensa que espinha é coisa de adolescente. Mais comum na puberdade, a acne (cravos e espinhas) também ocorre durante a fase adulta e pode sinalizar outros problemas de saúde. “A maioria dos casos de acne após os 20 anos é devido a alterações hormonais e deve ser investigado e tratado”, alerta a médica dematologista, Anete Olivieri.

De acordo com a especialista, o problema acontece durante a adolescência devido à transição entre a fase de criança e adulto, “porém, esta explosão hormonal pode se estender por mais tempo, principalmente entre as mulheres adultas”, lembra.

A ocorrência nessa fase da vida pode representar disfunções ovarianas, alterações das glândulas suprarenais, aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença, além de reação a determinadas substâncias.

A fisioterapeuta especializada em dermato-funcional, Marina Ribeiro lembra que na idade adulta a acne tende a se concentrar na parte inferior do rosto, em volta da boca, no queixo e embaixo da mandíbula. Existem ainda pessoas que nunca tiveram acne e apresentam o problema na época da menopausa.

A especialista ressalta ainda que a ingestão de suplementos, sem orientação médica, também pode causar espinhas. “As pessoas utilizam suplementos por conta própria e muitas vezes acabam tendo uma intolerância a uma determinada substância apresentando alterações na pele, como a acne”, destaca.

A médica Yêdda Villa-Flôr, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME) chama a atenção para as sequelas deixadas pela acne. “As marcas acarretam muito incômodo”, pontua, salientando que atualmente existem diversos meios para minimizar este problema e devolver a autoestima ao paciente.

O procedimento de escolha vai variar de acordo com o grau da cicatriz e o perfil de cada pessoa. “Alguns pacientes preferem tratamentos menos invasivos, apesar de mais prolongados, outros optam por resultados mais imediatos. Muitas vezes, para se alcançar um resultado mais satisfatório, faz-se necessário o uso de procedimentos combinados”, relata.
MITOS VERDADES.

ANTICONCEPCIONAIS CUASAM ACNE?

Comumente não. Eles até são usados em alguns tratamentos da acne adulta (com o acompanhamento da ginecologista). O tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (antiandrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele. Porém, antes de iniciarmos a terapêutica com antiandrógenos, é importante buscar orientação com o ginecologista e endocrinologista.
QUAL O EFEITO DO STRESS NA PELE?

Algumas pessoas (principalmente os adolescentes), procuram um mecanismo de descarregar as tensões do dia a dia, e muitos acabam por espremer os cravos e espinhas do rosto e das costas. Com muita frequência, isso se torna um hábito como o de roer unhas. Ao agir assim, a pessoa passa a multiplicar as lesões infeccionadas, transmitindo os germes de um local a outro e aumentando o comprometimento de sua pele. Durante um período de stress, ocorre também alterações hormonais que podem contribuir para o aparecimento de acnes.
QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA ACNE?

Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (antiandrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele. Medicações de uso local e peelings superficiais, uso de cosméticos específicos em domicílio diariamente, terapia fotodinâmica, também são importantes no combate à acne.

QUAIS OS LUGARES MAIS COMUNS PARA O APARECIMENTO DE ACNE?

A doença manifesta-se na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria das vezes, de pequena e média intensidade. As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Estão presentes, além de pústulas e nódulos, também cravos abertos (pretos) e fechados (brancos). Existem classificações para a acne, desde apresentações mais suaves, até as mais severas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário