quarta-feira, 25 de abril de 2012

MASSA MUSCULAR E TPM SÃO MITOS LIGADOS AO CONTROLE DO PESO...



FONTE: Folha, TRIBUNA DA BAHIA.

Aquele papo de "não é que eu engordei, ganhei massa muscular" é mais ou menos verdade. "Qualquer ganho de peso em duas ou três semanas de exercício certamente não tem relação com aumento de massa muscular", afirma Turíbio Leite de Barros Neto, fisiologista do esporte.

'Neurose da balança' gera ansiedade e pode atrapalhar a dieta

Saiba como comprar e usar uma balança doméstica

Segundo ele, ganhar um quilo de músculos em um mês é um desempenho "excepcional, para quem tem condições físicas muito favoráveis e está fazendo suplementação com proteínas".
Mortais não atletas, que fazem atividade física regular, precisam de mais ou menos cinco meses para ganhar 500 gramas, segundo o fisiologista Paulo Roberto Correia.

Outra culpada pelo insucesso de muitas dietas, a TPM (tensão pré-menstrual) nem sempre faz com que o peso aumente. Quando isso acontece, é por retenção de líquidos causada pelo hormônio progesterona.
"TPM não engorda, incha. Conheço mulheres que ganham até dois quilos, mas isso não é comum. Se a mulher ganha peso, geralmente é pouco, menos de um quilo", diz Carolina Ambrogini, ginecologista da Unifesp. O inchaço vem principalmente uma semana antes da menstruação e deve sumir uma semana depois. Se é o seu caso, fuja da balança nessa época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário