segunda-feira, 30 de abril de 2012

COELBA ALERTA PARA OS PERIGOS...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Empinar pipas e arraias diverte crianças e adultos. Mas, se a brincadeira for praticada em locais próximos à rede elétrica, acarreta risco a segurança e causa prejuízos para os moradores da região.
A Coelba, em 2011, registrou 1.209 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia na Bahia, em função de curto-circuito provocado por arraias na rede elétrica. Destas, 610 foram em Salvador e Região Metropolitana. Em 2012, até abril, já foram registradas 575 ocorrências, sendo 297 na capital e RMS. Em Salvador, os bairros com maior número de ocorrência são: Itinga, Itapuã, São Cristóvão, Boca do Rio, Paripe e Sussuarana.
Atenta à questão, a Coelba alerta os seus consumidores e dá algumas dicas para que a prática de empinar pipas e arraias seja apenas sinônimo de diversão:

Não soltar pipas e arraias perto da rede elétrica: Os pais precisam alertar as crianças sobre o perigo desta prática pois a linha pode conduzir a energia, provocando queimaduras na criança.

* Escolha lugares abertos e espaços livres, como praias, campo de futebol, praças e parques.

* Se a pipa ou arraia enroscar nos fios, não tente tirar.

* Não use material ou fio metálico para fazer pipas / arraias, pois conduzem eletricidade.

* Os “temperos” das linhas, feitos com vidro moído, também são extremamente perigosos, pois podem cortar os fios elétricos.

* Atenção com motos e bicicletas. A linha pode ser perigosa para quem dirige estes veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário