FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
O Centro de Atenção Psicossocial Oswaldo Camargo promove na sexta-feira (27), das 8 às 15 horas, o Dia da Cidadania. O evento dá início às atividades referentes ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio.
A data marca a revolução nos serviços psiquiátricos, com a reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, através do fechamento dos hospitais psiquiátricos e criação de serviços substitutivos, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Com a mudança, o trabalho passou a enfatizar o convívio na família e na sociedade, além do exercício da cidadania entre pacientes com transtorno mental.
Durante o Dia da Cidadania, serão oferecidos serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, avaliação e encaminhamento odontológico, além da realização de palestras sobre dengue, álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, previdência social e noções de higiene. Como atividades de integração, estão programadas oficinas de geração de renda, oficinas livres, além de um bazar com peças confeccionadas pelos usuários da unidade, barraca de lanches e corte de cabelo.
O evento será encerrado com a apresentação do coral do Caps Oswaldo Camargo e da “Rádio Caps - Pira Pirou”, emissora comunitária que faz parte do projeto de integração entre usuários, profissionais, comunidade do Rio Vermelho e adjacências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário