FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Fazer lanches no meio da manhã e da tarde é essencial para quem quer perder peso. “Esse hábito mantém o metabolismo equilibrado e controla o apetite até a próxima refeição, evitando a compulsão”, afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, de São Paulo.
O ideal é compor essa refeição com um carboidrato integral (como as torradas e os pães integrais ou uma fruta), uma proteína (presente no queijo, no peito de peru e nos iogurtes, por exemplo) e gorduras boas (encontrada nas sementes oleaginosas). Esses alimentos têm bom valor nutricional e evitam os picos glicêmicos, que atrapalham o emagrecimento. Veja a seguir uma lista com sete petiscos saudáveis e com poucas calorias, preparada por uma especialista para o site Minha Vida.
20 pistaches - Além de ótimas para serem levadas para qualquer lugar, 20 dessas sementes contêm apenas 80 calorias e uma boa quantidade de gorduras insaturadas, que têm propriedades anti-inflamatórias e protegem o sistema cardiovascular. A sua dieta vai agradecer o aumento da saciedade e a melhora do trânsito intestinal. “Isso acontece porque as fibras fazem uma limpeza no intestino, evitando a prisão de ventre”, explica a nutricionista Maria Lucia Tafuri Garcia, presidente da Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição.
Iogurte desnatado com mel - Uma unidade de iogurte desnatado com uma colher de sopa de mel tem aproximadamente 90 calorias. Além de ser rico em cálcio e excelente para a saúde dos ossos. “O iogurte é um excelente probiótico, ou seja, ele ajuda na formação e manutenção da flora intestinal. O mel, por sua vez, dá energia e fortalece o sistema imunológico”, explica Roseli Rossi.
Oito cenouras baby com molho de iogurte desnatado - “É bom não exagerar na quantidade de molho para não engordar o prato”, recomenda a nutricionista Roseli. Ela garante que as cenouras são ricas em carotenoides e antioxidantes, que auxiliam na saúde da pele, combatem o envelhecimento e a formação de radicais livres. Oito cenouras baby têm 20 calorias.
Sanduíche de pão sírio integral com ricota - O sanduíche com meio pão sírio integral e uma fatia de ricota tem menos de 93 calorias. E as vantagens não param por aí: esse lanche é rico em fibras, carboidratos e proteínas. “Além de dar energia, os carboidratos integrais têm baixo índice glicêmico, e por isso, dão mais saciedade”, explica a nutricionista Maria Lucia Tafuri.
Maçã assada com canela - A maçã - que tem em média 95 calorias - é uma das frutas mais ricas em fitoquímicos benéficos à saúde, como a quercetina, um antioxidante que ajuda na prevenção do câncer, melhora a circulação, diminui o colesterol e o nível glicêmico. “Além disso, sua casca é fonte de pectina, uma fibra que ajuda a regular o intestino e oferece mais saciedade. E a canela pode ajudar no emagrecimento, uma vez que acelera o metabolismo, sem adicionar calorias ao doce”, afirma a nutricionista Roseli.
14 amêndoas - Assim como os pistaches, as amêndoas têm fibras que ajudam o trânsito intestinal e dão saciedade. A nutricionista Roseli explica que essas sementes são também ricas em gorduras insaturadas, que ajudam a proteger o coração, além de ser fonte de cálcio, que mantém a saúde óssea e auxilia nas contrações musculares. Uma porção com 14 tem apenas 90 calorias.
Sorvete light, frozen de iogurte desnatado e picolé de frutas - Uma bola de sorvete light tem, em média, 90 calorias. Mas a redução do número de calorias não melhora a qualidade das gorduras. “O ideal é optar pelo frozen de iogurte desnatado, que tem os benefícios e as calorias do ingrediente base da receita, ou até pelo velho picolé de fruta, que tem entre 50 e 100 calorias por unidade”, afirma Roseli Rossi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário