terça-feira, 24 de abril de 2012

CAMINHADA É REMÉDIO CONTRA A DEPRESSÃO...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Um estudo realizado pela Universidade de Stirling, na Escócia revela que caminhar é uma forma de intervenção efetiva contra a depressão. Publicada na revista científica Mental Health and Physical Activity, a pesquisa traz a afirmação que caminhar provoca resultados parecidos aos das atividades mais intensas.

O personal trainer Carlo Dias afirma que o ato de caminhar é uma atividade física e de lazer para todas as idades, sem contraindicação, que proporciona ao praticante uma relação harmoniosa entre saúde, qualidade de vida e bem-estar. Foi pensando nesta temática que Dias e o também personal trainer Cicero Maltez apresentam o 1° Grupo de Caminhada e Lazer de Salvador, batizada de ANDE.

Os fundadores do Projeto defendem a teoria apresentada pela ONG de saúde mental Mind, cujas pesquisas indicam que só o fato de passar tempo ao ar livre já ajuda pessoas com depressão.

“Fazer exercícios junto a outras pessoas pode ter um impacto ainda maior, já que oferece uma oportunidade de reforçar laços sociais, conversar com outras pessoas sobre seus problemas ou simplesmente rir e aproveitar o tempo longe da família e do trabalho. Então, peça a um amigo para se juntar a você” aconselha Paul Farmer, presidente da ONG.

Andar em passos lentos é suficiente para reduzir o risco de doenças cardíacas e osteoporose e promover uma sensação de bem-estar diária, além de ser o primeiro estágio de adaptação aeróbica e neuromuscular em indivíduos fora de forma.

A falta de atividade física afeta diretamente as reações metabólicas, neuromotoras e funcionais de pessoas idosas. É o que afirma um estudo feito pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

O pesquisador Adrian Taylor, que estuda os efeitos dos exercícios contra a depressão, na Universidade de Exeter, na Escócia, disse à BBC que o ponto positivo da caminhada é que todo mundo já faz isso no dia a dia. “Há benefícios contra problemas de saúde mental como a depressão”, afirmou ele.

A caminhada tem diferentes estágios e muitos benefícios, embora ainda seja uma atividade pouco valorizada, mesmo entre os corredores, os níveis da caminhada são feitos de acordo com a afinidade e preparo físico do praticante, afirma a dupla, que além de personal trainers são empreendedores na área de saúde e bem- estar. O Projeto Ande traz também um treinamento em caminhada na água, técnica que diminui o impacto garantindo maior qualidade de vida e bem estar físico e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário