quarta-feira, 25 de abril de 2012

SALTO ALTO: AMIGO OU VILÃO DAS MULHERES?...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Qual a mulher que não se sente poderosa num salto alto? Mas esse up na autoestima pode comprometer a saúde dos pés, é o que avaliam especialistas. Segundo o reumatologista Jozélio Freire de Carvalho, membro das sociedades Brasileira e Paulista de Reumatologia, a dor ainda é a alteração mais frequente, mas outros problemas podem aparecer como o esporão, que acomete a região do calcâneo (calcanhar) e pode dificultar o caminhar adequado, desenvolvendo o encurtamento de músculos e tendões, e o popular joanete, induzido pelo uso excessivo dos calçados inadequados.

“O uso excessivo do salto alto, por exemplo, sobrecarrega as estruturas dos pés, removendo o equilíbrio da distribuição do peso, que normalmente fica no calcanhar, primeiro e quinto dedos na parte anterior, colocando muito peso na parte anterior. Isso leva à distensão da fascia plantar, estrutura comprometida no esporão de calcâneo ou Fasciite Plantar”, explica o especialista, ressaltando que, o salto recomendado é sempre o mais baixo, entre 3 e 5 centímetros. Outros fatores também são determinantes, como a obesidade e a prática de longas caminhadas.

Um estudo americano revela que a doença ocorre em 10 de cada 1000 pessoas, sendo mais frequente em mulheres.
A Fasciite plantar não necessariamente está associada a um processo inflamatório e, quando isso acontece, o tratamento da causa passa a ser mais importante do que apenas o combate ao esporão.

Segundo o médico Jozélio Freire de Carvalho, são recorrentes alterações degenerativas e inflamatórias da fascia plantar com o surgimento do esporão de calcâneo. O tratamento inicial é sempre clínico, com um reumatologista, e o paciente deverá ser encaminhado ao ortopedista, nos casos refratários, quando a indicação é cirúrgica.

“Nos raros casos em que há intervenção cirúrgica, é necessário que haja um tratamento clínico anterior de pelo menos 12 meses com analgesia, fisioterapia, alongamentos, correção dos sapatos, redução de peso, além de infiltrações (injeção de medicação local), ondas de choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário