segunda-feira, 23 de abril de 2012

BAIANOS PAGAM MAIS POR ENERGIA, ÁGUA E CORREIOS...



FONTE: Rivânia Nascimento REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

A segunda-feira começou com prejuízo para o bolso dos baianos. O motivo são os reajustes nas tarifas dos serviços de energia, água e correios. O primeiro deles foi na conta de energia, que já começou a vigorar desde ontem, com reajuste médio de 6,57% na conta dos baianos. Já as pessoas que costumam utilizar com frequência os serviços dos Correios também devem ficar atentas para o aumento de alguns serviços. A conta de água também ficará mais cara a partir de 1° de maio.

Depois de discussões a cerca do percentual de reajuste da tarifa de água no estado, o juiz Ricardo D’Ávila, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, concedeu uma liminar que suspende o reajuste de 13,64% da Embasa para a tarifa de água. O novo valor de 6,194 % começa a valer no dia 1º de maio.
A suspensão é parcial e determina que seja mantido o reajuste de 6,194%. Além disso, o juiz também suspendeu a aplicação do incremento real de 7,45% previsto para os anos de 2011, 2012, 2013 e 2014 até que seja julgado o mérito da ação.

Para o juiz, como se trata de um serviço público a ampliação do sistema não deve ser financiada pelo usuário. A Embasa não se manifestou sobre a decisão. Já para a população que costuma utilizar com frequência os serviços dos Correios devem ficar alertas para as alterações de preços. Os valores de encomendas expressas e econômicas sofreram reajuste médio de 7,02% no último sábado. O valor do Sedex à vista subiu 5,39%, do Sedex Hoje 5,12% e do Sedex 10 6,78%. A alteração nos preços dos serviços concorrenciais é realizada todos os anos, de acordo com a variação dos custos e tendências do mercado. Segundo a empresa estatal, a última alteração aconteceu em 21 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário