domingo, 29 de abril de 2012

ELIMINAR CARBOIDRATO AJUDA A PERDER PESO...



FONTE: Leidiane Brandão REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Dieta. Quem já não fez ou pretende fazer? Para perder peso e alcançar o corpo desejado, muita gente se submete a vários tipos de dietas. Dentre as diversas e mais inusitadas estão as da “sopa, lua, primavera, mediterrâneo, entre outras”. Porém, uma que tem conquistado vários adeptos nos últimos tempos e tem dado resultado é a do carboidrato. O objetivo da dieta é reduzir ao máximo o consumo de carboidratos na alimentação, substituindo esse nutriente por proteínas.
No entanto, médicos alertam que para começar qualquer tipo de dieta é necessário que a pessoa procure um especialista para dar início ao tratamento. Uma dieta mal realizada pode deixar sequelas ou até mesmo levar à morte.
Vale ressaltar que durante o período em que o paciente elimina o carboidrato da alimentação, é necessário ingerir suplementos que contêm vitaminais e sais minerais para suprir a carência do carboidrato no organismo.

De acordo com o médico e endocrinologista metabólico, especialista em terapia ortomolecular, Salvador Previtera de Andrade, nas últimas décadas houve um crescimento desenfreado de pessoas obesas no Brasil.

Os alimentos industrializados têm contribuído muito para a estatística, que oferece produtos prejudiciais à saúde. O médico, que há 30 anos trabalha com a dieta do carboidrato, afirma que o açúcar refinado e a farinha são os grandes vilões da humanidade.

Ele alerta que antes de se submeter a qualquer tipo de dieta, o paciente precisa consultar um especialista para que o ajude no tratamento. Segundo ele, fazendo dieta sem acompanhamento médico, o paciente pode eliminar da alimentação alimentos indispensáveis para ter uma boa saúde.

“A única forma de emagrecer é controlar a alimentação. Podemos e devemos controlar a qualidade dos alimentos que estamos ingerindo. É mais fácil e menos sacrificante controlar carboidratos do que calorias. A saúde só é possível ser alcançada através de uma boa nutrição e atividade física”, destacou o médico.
ALERTA - A dieta do carboidrato não é recomendada para pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, a exemplo de atletas. Isso porque o nosso corpo utiliza os carboidratos não só como combustível para essas atividades, como também para ajudar os músculos a se recuperarem do desgaste causado pelos exercícios.

A falta de carboidratos no organismo pode causar câimbra e lesão muscular. Vale ressaltar que cientificamente, carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, glucídeos, glúcidos, glúcides, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fósforo ou enxofre na sua composição.
Há 35 anos dedicado à medicina, o especialista Salvador atua em seu consultório no Centro Odontomédico Itamaraty, na Avenida Garibaldi. Mais informações sobre a dieta do carboidrato através do telefone: 3245-8134 e 3018-8096.

Nenhum comentário:

Postar um comentário