quinta-feira, 28 de junho de 2012

DIABETES É A QUARTA CAUSA DE MORTE NO PAÍS...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A diabetes é a quarta doença que mais mata no Brasil, atrás apenas de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral; câncer e problemas no aparelho respiratório, como o enfisema.

Estas enfermidades estão no grupo de doenças crônicas, que são aquelas que se estendem ao longo da vida, não têm cura, não são transmissíveis e tem muitos fatores de risco envolvidos.

Segundo explica a médica da S.O.S. Vida Marta Passo, esses fatores de risco podem ser modificáveis, como o fumo, que está ligado ao câncer de pulmão, e o diabetes, que se relaciona com a obesidade, o sobrepeso e o colesterol alto.

No Brasil, estima-se que 72% das mortes são causadas por doenças crônicas não transmissíveis. Marta Passo explica que o aumento da longevidade trouxe uma probabilidade maior das pessoas desenvolverem câncer, diabetes e outras doenças crônicas.

“O sobrepeso e a obesidade são fatores de risco que estão afetando vários países, inclusive o Brasil. Temos 45% da população com sobrepeso e 15% com obesidade”, afirma a médica, lembrando que essas taxas são similares a de países desenvolvidos. Segundo Marta Passo, o problema começa já na infância, com a substituição das brincadeiras que exigem esforço físico pelos jogos eletrônicos e pela televisão.

“Muitas crianças ficam sentadas em frente ao computador e consumindo alimentos inadequados”, afirma a médica, lembrando ainda que a ingestão de açúcar tem aumentado em níveis preocupantes.

“O consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos 50 anos", , e como o consumo de açúcar tornou-se excessivo, vem sendo considerado um grande vilão para a saúde.

O sal é outro ingrediente que precisa ser usado com muita moderação, pois é um desencadeador de hipertensão, doença que pode ser prevenida com hábitos simples. A médica dá um exemplo.

Se um jovem obeso e sedentário sem histórico familiar apresenta um quadro de hipertensão, antes de tomar medicamento, ele precisa adquirir melhores hábitos (como mudar a alimentação e fazer exercícios físicos regulares). Provavelmente ele vai melhorar depois dessas mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário