FONTE: ESTELITA HASS CARAZZAI, DE CURITIBA (www1.folha.uol.com.br).
O número de mortes provocadas pela gripe A no Paraná neste ano aumentou para 13, de acordo com um boletim divulgado nesta segunda-feira (25) pela Secretaria Estadual da Saúde.
Após mortes, PR e SC tomam medidas contra a gripe A
Até a semana passada, apenas cinco óbitos haviam sido confirmados.
A maioria das mortes, de acordo com o boletim, ocorreu nas últimas três semanas --11 delas foram em junho. Também foi neste período que se concentrou a maior parte dos 180 casos já confirmados da doença.
A faixa etária mais atingida são pessoas de 20 a 49 anos.
Os números representam um avanço significativo da gripe A no Estado em comparação com 2011, quando apenas dois casos foram registrados ao longo de todo o ano, sem nenhuma morte.
Apesar disso, o governo do Paraná diz que não há motivos para pânico ou medidas mais drásticas, como ocorreu em 2009, quando a gripe A era pandêmica e 80 mil casos foram confirmados, com 338 mortes.
Para a Secretaria da Saúde, o aumento do número de mortes neste boletim, inclusive, pode estar relacionado ao aumento da vigilância no Estado e ao diagnóstico tardio da doença.
Na semana passada, o governo do Paraná solicitou mais vacinas ao Ministério da Saúde e criou uma sala de situação para monitorar o avanço da doença. O laboratório central do Estado está trabalhando em esquema de plantão para processar todos os exames.
Nenhum comentário:
Postar um comentário