FONTE: Folha, TRIBUNA DA BAHIA.
Médicos-cirurgiões dos Estados Unidos salvaram a vida de uma bebê antes mesmo de ela nascer.
Durante a gestação, o feto desenvolveu um tumor na boca, que foi removido por meio de uma técnica inédita quando ele ainda se encontrava no útero da mãe.
Na cirurgia realizada no Hospital Memorial Jackson, da Universidade de Miami, usou-se um endoscópio guiado por ultrassom para localizar o tumor, que foi retirado com o uso de laser.
A cirurgia ocorreu em maio de 2010 e hoje o bebê --a menina Leyna Mykaella-- passa bem. A notícia só veio à tona agora, com um artigo sobre a intervenção inédita publicada na revista médica "American Journal of Obstetrics & Gynaecology".
DESCOBERTA DO TUMOR.
A mãe Tammy Gonzalez, 39 anos, descobriu que seu bebê não estava bem durante um exame de rotina. O feto tinha na boca uma "bolha" do tamanho de uma caixa de fósforo, que mais tarde foi diagnosticada como um teratoma oral --tumor formado por uma mistura de tecidos de diferentes tipos.
A incidência de um caso como esse é de um em cada 100 mil gestações.
O médico-cirurgião Ruben Quintero, que possui um histórico de lidar com bebês que apresentam quadros de saúde delicados, realizou o procedimento de remoção.
Uma das preocupações dele era que o tumor poderia crescer rapidamente e causar uma hemorragia, provocando a morte da criança.
Depois de cinco meses, a mãe deu à luz uma filha saudável, que tem apenas uma pequena cicatriz na boca como resquício da cirurgia inovadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário