terça-feira, 26 de junho de 2012

BEBER ÁGUA NÃO PODE SER ESQUECIDO NO INVERNO...



FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Água mineral refresca no verão, mata a sede e faz bem para a saúde. Mas muitas pessoas se esquecem de manter o consumo diário de água mineral também nos dias frios, principalmente no auge do inverno.

O fato de sentirmos menos sede e a ausência de calor não significa que nosso corpo não precise de água mineral nesse período do ano. Em qualquer época, a falta do consumo influencia no bom funcionamento do corpo, podendo comprometer a saúde.

O hidrogeólogo da Empresa de Águas Ouro Fino, Carlos Lancia, explica que os benefícios de ingerir água no inverno são muitos. “A água colabora na manutenção da temperatura corporal, na hidratação de todas as células do organismo e serve como meio de transporte de muitas substâncias para o interior das células, também para a eliminação de toxinas e compostos orgânicos, que eventualmente são ingeridos na nossa alimentação”, diz Lancia.

O que ocorre no verão é que devemos beber mais água que o recomendado, uma vez que ocorre mais perda de líquidos devido à transpiração.

“Perde-se muita água pela urina e suor durante a realização de exercícios.”

Além disso, o fato de diminuir o consumo de água no inverno causa a sensação de fome, aumentando a ingestão de alimentos, principalmente à noite. “Ou seja, as pessoas confundem sede com fome”, diz o hidrogeólogo da Ouro Fino.

Quantidades x Funções – Quando não se bebe água em quantidade suficiente, as funções bioquímicas das células podem ser prejudicadas, assim como pode ser comprometida a integridade do sistema vascular e urinário.

A quantidade, afirma Lancia, depende da temperatura, umidade e intensidade das atividades físicas que são realizadas. “Recomenda-se beber no mínimo oito copos de água, o que equivale a dois litros por dia. Com os alimentos, já ingerimos diariamente cerca de 2 a 3 copos de água.” Para pessoas que fazem atividade física, recomenda-se beber um copo de água a cada 30 minutos durante os exercícios, orienta Lancia.

Segundo o especialista, uma pessoa em repouso perde aproximadamente 2 litros de água por dia, enquanto que um esportista perde mais ou menos 6 litros de água, dependendo da atividade física que realiza. “Os sintomas da falta de água mineral durante os exercícios são dor de cabeça, câimbra e perda de equilíbrio.”

MOTIVOS PARA BEBER ÁGUA MINERAL DIARIAMENTE:

• Digestão: as substâncias presentes nos alimentos precisam ser transportadas para todas as células e tecidos do organismo;

• Remoção de resíduos via sistema intestinal, renal e hepático, podendo evitar a prisão de ventre (constipação);

• Circulação do sangue: facilita a distribuição do oxigênio para o cérebro e demais órgãos do organismo;

• Manutenção de unhas, cabelos e pele hidratados e saudáveis, favorecendo a elasticidade da pele;

• Equilíbrio das funções básicas do metabolismo: agiliza a nutrição e melhora a oxigenação das células;

• Oxigenação e manutenção da temperatura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário