terça-feira, 25 de setembro de 2012

HOMENS CASTRADOS VIVEM MAIS QUE OS DEMAIS, APONTA ESTUDO SUL-COREANO...


FONTE: DA EFE (www1.folha.uol.com.br).

Os hormônios sexuais masculinos podem justificar o fato dos homens viverem menos do que as mulheres, aponta um estudo publicado segunda-feira (24) no periódico "Current Biology", o qual mostra que os eunucos da corte imperial coreana viviam muito mais que seus congêneres não castrados.

Os cientistas coreanos Kyung-Jin Min e Cheol-Koo Lee chegaram a esta conclusão após analisarem os arquivos genealógicos da corte imperial da dinastia Chosun (1392-1910) e comprovar que os eunucos viviam de 14 a 19 anos a mais do que os homens que não haviam sido castrados.

"A descoberta apresenta uma importante pista para entendermos a diferença na expectativa de vida de uma mulher e de um homem", afirmou o biólogo Kyung, da Universidade de Inha, um dos autores do estudo.

Os 81 eunucos estudados eram submetidos voluntariamente à castração para terem acesso ao palácio, onde eles possuíam permissão para formar uma família com meninos castrados e meninas.

Além dos eunucos viverem mais, três deles (entre os estudados) chegaram a superar os 100 anos.

Segundo Cheol-Koo Lee, este fato não pode ser justificado simplesmente pela qualidade de vida que os mesmos levavam no palácio, já que a maioria dos eunucos passava tanto tempo fora como dentro desse recinto.

De fato, os reis e rapazes da família real tinham vidas mais curtas e, normalmente, não passavam dos quarenta anos, segundo o estudo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as mulheres atualmente vivem de seis a oito anos a mais que os homens nos países industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário