quinta-feira, 27 de setembro de 2012

DETRAN RETIRA DO SISTEMA AUTOESCOLA IRREGULAR...


FONTE: Lucy Andrade, TRIBUNA DA BAHIA.

Mais um Centro de Formação de Condutores em Salvador está na corda bamba com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Com várias irregularidades administrativas, assim como pendências nas vistorias dos veículos, a Autoescola Sumaré, sediada no Centro Empresarial Iguatemi, responsável pela formação de condutores de veículos e motociclistas, corre risco de fechamento.

“A autoescola está bloqueada no Detran, com várias irregularidades e pendências, se tivéssemos respaldo legal, há muito tempo já estava fechada”, enfatizou a coordenadora de Fiscalização das Autoescolas, Eliana Oliveira.

Nessa quarta-feira (26/9) pela manhã, vários alunos se aglomeraram na porta da autoescola pedindo a devolução do dinheiro, outros alunos estavam solicitando a nota fiscal do pagamento. “Estou há mais de um mês esperando a autorização para fazer a aula prática. Tenho medo do laudo vencer, aí terei que pagar tudo novamente”, disse Marcus dos Santos.

“Eu quero a nota fiscal do meu pagamento. Já estou cansada de vir aqui pedir essa nota. Eu ouvi dizer que a autoescola vai fechar, é verdade?”, questionava a aluna a atendente, que respondeu que só quem poderia emitir nota fiscal era a direção da Sumaré, que no momento não estava na empresa. Quanto ao fechamento, a atendente disse que a autoescola estava apenas renovando o sistema no Detran.

Mesmo com irregularidades no Detran e com o sistema bloqueado, o Centro de Formação continua funcionando normalmente. A coordenadora de fiscalização do órgão, Eliana Oliveira, disse que a autoescola agiu de forma irresponsável, pois mesmo sabendo que estava com o sistema bloqueado, com a situação irregular desde o início do ano, continuou fazendo matrículas, com emissão de recibos, mesmo sabendo que não terá como concluir o curso de todos os alunos.

Ou seja, muitos clientes serão prejudicados. “Não temos como informar a quantidade de alunos e nem quantas pessoas serão lesadas, pois as matrículas estavam sendo feitas fora do sistema”, pontuou Eliana.

Na autoescola os atendentes apenas disseram que a mesma estava em processo de renovação, procedimento que acontece todos os anos, por este motivo o órgão (Detran) estava atrasando a emissão da autorização para os alunos fazerem a aula prática, assim como demorando na marcação das provas teóricas. Os responsáveis da autoescola não foram encontrados para esclarecer a situação.

Em 2011, a autoescola Master, empresa particular responsável pela formação de condutores de veículos e motociclistas, fechou as portas deixando mais de 500 alunos à mercê. Alguns conseguiram resolver diretamente com o Detran, outros perderam o investimento e o tempo.

Um comentário:

  1. Bom dia a todos!
    Sou aluno dessa auto escola, "auto escola sumaré", e estou tentando marcar as aulas práticas de moto. Já fui três vezes marcar as aulas, deixei meus dados e o atendente disse que iria me ligar, até agora não ligaram. Ligo várias vezes durante o dia e apenas chama sem ninguém atender. Meu laudo está para vencer e estou desesperado para fazer logo as aulas práticas. É lamentável que um serviço tão importante e procurado por muitas pessoas esteja sendo ofecido de forma tão ruim.

    ResponderExcluir