segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CONHEÇA MITOS E VERDADES QUANTO AO USO DO ANTICONCEPCIONAL...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

              
Desde a década de 60, a pílula anticoncepcional passou a fazer parte do universo feminino. Com a evolução da medicina, o método tornou-se mais seguro, com dosagens hormonais menores, sendo bastante utilizado pelas mulheres. No entanto, até hoje algumas dúvidas permanecem quanto aos efeitos da utilização do anticoncepcional oral.

Considerando algumas das perguntas mais frequentes, a ginecologista e obstetra Denise Gomes, diretora médica da Plena Clínica, esclarece o que é mito e verdade.

Mudança de humor é decorrente do uso da pílula?
Mito! As mudanças hormonais típicas da menstruação causam muitas alterações do humor, e a pílula é um excelente tratamento para isso, deixando o humor da mulher estável.

O anticoncepcional pode afetar o desejo sexual da mulher?
Verdade! A perda da libido pode ocorrer devido ao uso do anticoncepcional, uma vez que ele interfere na concentração do hormônio testosterona. Caso esse sintoma seja notado, o recomendável é procurar o médico para que ele oriente o que fazer diante dessa situação.

É possível emendar duas cartelas para não menstruar?
Verdade! Algumas mulheres tomam uma cartela atrás da outra com o intuito de não menstruar. Essa prática não interfere na eficácia do anticoncepcional. No entanto, se esse procedimento for repetido mais de uma vez, é importante avisar o ginecologista.

O uso da pílula pode causar celulite?
Mito! A celulite está relacionada ao acúmulo de gordura e a uma predisposição genética. Quando há retenção de líquido, o inchaço provoca a sensação de que a celulite aumentou. Nesse caso, o médico deve ser consultado.

Quem toma a pílula por muito tempo tem dificuldade de engravidar?
Mito! O que pode acontecer com as mulheres que tomam o contraceptivo oral por muitos anos é demorar um pouco mais para engravidar, pois voltam a ovular, em média, 3 meses após a suspensão do método.

Segundo a ginecologista Denise Gomes, a infertilidade é menor entre as mulheres que consomem o anticoncepcional. Ela explica que, devido ao uso prolongado do anticoncepcional, os hormônios podem ficar acumulados nas células de gordura, sendo liberados no organismo mesmo depois de cessado o consumo da pílula.

Pílula provoca acne?
Mito! As substâncias presentes no anticoncepcional ajudam a equilibrar os hormônios masculinos que provocam as espinhas. Em alguns casos, a pílula é até recomendada como tratamento para prevenir a acne e diminuir a oleosidade da pele.

Quem usa pílula engorda?
Mito! Atualmente as novas pílulas apresentam baixa dosagem hormonal. Se a pessoa está sentindo seu corpo pesado, o motivo é outro, não tem a ver com o uso contínuo da pílula. Em alguns casos, o inchaço decorrente da retenção de líquido pode ser confundido com o ganho do peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário