domingo, 23 de setembro de 2012

BEBÊS PEGAM TUBERCULOSE EM MATERNIDADE EM CAMPINAS (SP)...


FONTE: DE CAMPINAS (www1.folha.uol.com.br).

Três bebês contraíram tuberculose na maternidade particular Madre Theodora, em Campinas (a 93 km de SP), no primeiro semestre deste ano, após as mães terem contato com uma funcionária infectada.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde da prefeitura, Brigina Kemp, o surto já foi controlado, mas todos os profissionais de saúde das cidades da região receberam orientação para redobrar atenção aos sintomas.

A dificuldade de ganhar peso é o principal sintoma da tuberculose em recém-nascidos -mais que a tosse. Outros sintomas são febre e dificuldade para respirar.

A doença é transmitida por gotículas de saliva, expelidas durante fala, tosse e espirro. Em adultos, o sintoma principal é tosse seca e contínua.

CRUZAMENTO DE DADOS.

Em abril, a vigilância foi notificada sobre uma criança de dois meses diagnosticada com tuberculose pulmonar.

No mês passado, outros dois bebês, de fevereiro e maio, foram confirmados. A única coisa em comum era terem nascido na maternidade. Então, descobriu-se que a funcionária tinha o bacilo.

Ela só identificou a doença em julho, durante as férias. Desde então, está afastada para tratamento e passa bem, assim como dois dos bebês. A terceira criança ainda exige cuidados, segundo Kemp.

A funcionária passou por avaliação médica em maio, mas, segundo o diretor administrativo da instituição, Alexandre Santos, não foram feitos exames específicos porque ela não apresentava sintomas de tuberculose.

A vigilância identificou 354 bebês cujas mães tiveram contato direto com a funcionária nos seis meses anteriores à descoberta da doença.

Todos, assim como os filhos de outras mil mulheres que passaram pela mesma ala da maternidade entre janeiro e junho, estão sendo convocados para exames.

"Quando os pais dizem que a criança tem febre e dificuldade de engordar, orientamos a passar pelo pronto socorro", disse Adriana Foltrim, infectologista do hospital, que tem sido procurado por famílias com dúvidas. (MARÍLIA ROCHA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário