segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SAIBA DIFERENCIAR TRISTEZA DE DEPRESSÃO...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

                 
Perda de apetite, sentimento de impotência, expectativa baixa, insônia, melancolia e dificuldade em realizar atividades do dia-a-dia são sintomas de tristeza ou de depressão?

A principal diferença entre os dois estados é que a tristeza pode ser momentânea, já a depressão é algo que requer acompanhamento médico.

“O sentimento de tristeza é inerente à condição humana, e a depressão é uma doença que precisa ser levada a sério e devidamente tratada, para que não se cronifique e fique mais grave”, explica o psiquiatra Deyvis Rocha.

Segundo ele, a depressão pode ser diagnosticada quando a tristeza se estende por muito tempo. Trata-se de um transtorno afetivo com evolução clínica, que resulta em períodos de humor triste. Depressão não é o mesmo que desânimo, mau humor, estresse ou preguiça.

“A depressão pode afetar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade, e, se não for tratada, pode conduzir ao suicídio. Caso a pessoa apresente os sintomas por mais de duas semanas consecutivas, ela deve procurar ajuda médica”, alerta Deyvis Rocha.

Já a tristeza é um estado desconfortável que pode ser causado pela perda de um parente querido, por lembranças de momentos difíceis, pelo fim de um relacionamento, caracterizando-se como uma dor psíquica ou moral.

Pode provocar vontade de chorar, sentimento de impotência, desmotivação e angústia. No entanto, esse sentimento tende a ser passageiro. Aos poucos, as pessoas vão conseguindo se alegrar com situações corriqueiras do dia-a-dia, até que os sintomas vão diminuindo, e, com o tempo, elas retomam sua rotina normal.

“A tristeza é uma condição humana e não impede que o indivíduo viva outras emoções quando o contexto se altera, já a depressão provoca sentimentos de conotação mais negativa, o que dificulta que a pessoa recupere a alegria e o prazer”, afirma o psiquiatra.

Sintomas.

Para entender melhor o que é tristeza e o que é depressão, deve-se observar os seguintes sintomas e como estes se apresentam:

-- Insônia

É um sintoma comum de depressão. Uma vez que o sono não é reparador, a pessoa com depressão pode dormir por longas horas. Em muitos casos, pode acontecer de acordar no meio da noite ou bem antes do que estava acostumada a acordar e não conseguir dormir mais.

-- Distúrbios Alimentares

A perda de apetite pode ocorrer quando o indivíduo está com depressão. No entanto, pessoas com depressão também podem sentir aumento do apetite. Dessa forma, a depender do caso, pode haver tanto perda como aumento de peso, na ordem de 5% do peso normal.

-- Dificuldade de aceitar o “não”

Esse sintoma está relacionado à tristeza. O problema em aceitar uma realidade gera desmotivação e interfere na autoestima. A rejeição e a incapacidade de encarar alguns obstáculos provocam angústia e tristeza profunda.

-- Fragilidade

A tristeza pode ocorrer quando o indivíduo se depara com a fragilidade e a ausência de satisfação social.

-- Alteração de humor

É sintoma de depressão. A pessoa deprimida sofre de alterações de humor na maior parte do dia, sentimento de melancolia, vazio, normalmente, sem nenhuma causa aparente. Nos casos em que uma causa é identificada, esta é desproporcional ao estado de humor da pessoa.

Prevenção.

O psiquiatra Deyvis Rocha apresenta algumas dicas tanto para espantar a tristeza como para combater a depressão.

“Organizar o dia-a-dia evita a síndrome de ficar de pijamas em casa o dia todo. Conseguir manter uma rotina equilibrada, seja com hábitos saudáveis, seja com atividades físicas e desportivas, servirá de incentivo para superar os problemas e os estresses cotidianos", aconselha o médico.

1) Respeitar os limites.

A depressão pode estar relacionada a uma série de fatores; entre os mais comuns, estão o estresse e a opressão. É importante que a pessoa encare a doença de forma positiva e conheça seus limites, para não se comprometer com atividades nas quais não conseguirá obter um bom desempenho.

2) Praticar exercícios físicos.

Caminhar por 30 minutos, pelo menos três dias da semana, além de fazer bem à saúde, melhora o humor.

3) Manter distância das drogas e do álcool.

Se a pessoa está passando por uma situação estressante e se sente desconfortável no dia-a-dia, ela pode recorrer ao álcool ou a outras drogas, para relaxar e buscar alívio. No entanto, esse meio de tentar resolver o problema não funciona.

4) Tentar dormir bem.

Apesar de a insônia ser um dos fatores que mais chama atenção nas alterações de humor, é possível manter o sono em dia. Dormir em horários regulares evita que a pessoa acorde no meio da madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário