sábado, 22 de setembro de 2012

CERCA DE 10% DAS MULHERES PRECISAM SUSPENDER A MENSTRUAÇÃO PARA ACABAR COM A TPM, AFIRMA GINECOLOGISTA...


FONTE: Thamires Andrade, do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

  "Hoje só sofre de TPM (Tensão Pré-Menstrual) quem quer", afirmou o ginecologista do Hospital Albert Eistein, José Bento de Souza, durante o 16º Congresso Brasileiro de Nutrologia. Suspender a menstruação é a solução indicada pelo médico quando nenhum tratamento consegue melhorar a tensão.

"Se a pessoa mudou a alimentação, fez atividades físicas e ainda assim as modificações hormonais permaneceram é preciso suspender a menstruação com pílulas anticoncepcionais ou método hormonal intrauterino", explica o ginecologista que afirmou que cerca de 10% das mulheres precisam seguir esse método para não sofrer com as modificações hormonais.

Considerada uma doença, toda mulher experimentará durante a fase reprodutiva, ao menos uma vez, uma modificação hormonal. Nos casos mais brandos da TPM, alguns tratamentos são indicados. "Sempre no começo é recomendado uma mudança dos hábitos alimentares, depois é indicado começar a fazer atividade física que aumenta os níveis de serotonina", afirma Souza, que também cita outros métodos de tratamento como meditação e acupuntura.

Tipos de TPM.

Souza apresentou os quatro tipos mais comuns da TPM, que é causada pelo desequilíbrio de hormônios que afetam o cérebro. “Mas isso não quer dizer que quem tem um tipo não terá o outro. Ela pode apresentar sintomas de todo os tipos ou variá-los a cada menstruação”, explica.

Os sintomas do primeiro tipo são: ansiedade, irritabilidade e oscilação de humor. Portanto, é necessário evitar alimentos como café, refrigerante à base de cola, gordura animal, álcool e chocolate. "Se a mulher consegue se controlar até pode comer um tablete pequeno já que o chocolate tem magnésio e ela precisa do mineral durante essa fase."

O médico afirma que alimentos como pães a base de farinha integral, grãos integrais e oleaginosas, como castanhas e nozes, também podem ajudar nesse estágio.

Outro tipo de TPM é marcado pela compulsão por doces. Nesses casos, os sintomas também variam entre fadiga e dor de cabeça. "Portanto é preciso evitar açúcar, refrigerantes e chocolate, pois essas comidas aumentam a vontade de comer alimentos mais doces", relata.

O pão integral e a semente de linhaça são os mais indicados para consumir nessa fase. "Eles garantem uma sensação de saciedade por mais tempo. Desta maneira, a mulher demora a sentir fome. E a semente de linhaça também garante mais energia", afirma.

Outra etapa da tensão é marcada pela depressão, insônia e perda de memória. Souza indica evitar gordura animal e bebidas alcoólicas.

A fase de inchaço da TPM é marcada pela retenção de líquidos, mamas doloridas e ganho de peso. "Nesses casos é preciso evitar sal e embutidos que ajudam a reter ainda mais os líquidos. O ideal é optar por alimentos como melancia, melão, tangerina, agua de coco, chuchu, morango e agrião", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário