domingo, 23 de setembro de 2012

AVC É UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE INTERNAÇÕES EM SP...


FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das principais causas de internações nos hospitais públicos do Estado de São Paulo.

Levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde constatou que no ano passado ocorreram 39 mil internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de pacientes paulistas vítimas da doença. Em 2010, foram internados 38,9 mil pessoas.

Em 2010, 21,2 mil pessoas morreram em decorrência de AVC no estado. O médico do Grupo de Resgate e Atendimento à Urgências, Gustavo Seriane, disse que, depois das doenças cardiovasculares, o AVC é a maior causa de morte no Brasil.

Por isso, diz, é importante reconhecer os sintomas do AVC para prestar socorro rapidamente, e assim evitar a morte e sequelas.

SINTOMAS.

Os sintomas podem variar de um embaçamento visual, dor de cabeça, até alteração na fala, na marcha, força, perda de movimentos.

"Quando a pessoa perde o movimento todo mundo sabe que pode ser um AVC. O problema é quando ela está com uma dor de cabeça leve, toma um remédio e vai deitar, depois tem dificuldade para acordar, tem sonolência excessiva, dor de cabeça que não melhora", diz Seriane.

O médico alerta ainda que o atendimento ao paciente que está sofrendo um AVC precisa ser rápido e quem estiver por perto não deve esperar o serviço de emergência.

"É preciso levar a pessoa por ao pronto-socorro mais próximo. A não ser em caso de queda, pois aí é importante um atendimento com a imobilização adequada. Se não houver trauma, o transporte pode ser feito por meio comum e simples", disse o médico.

Se a pessoa estiver inconsciente, com um AVC grave, é importante transmitir informações corretas ao resgate

FATORES DE RISCO.

Entre os fatores de risco que podem levar ao AVC estão a idade avançada, pressão alta, tabagismo, colesterol elevado, diabetes, arritmia ou problemas com as válvulas cardíacas, histórico familiar de derrames, reincidência (quem já teve o problema anteriormente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário