quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ESPELHO D’ÁGUA...


Recebi como sugestão para comentário de um leitor deste humilde espaço falar sobre a criação de um ESPELHO D’ÁGUA, na lagoa do Derba e do (sic) Rio de Contas, para que o leitor saiba inicialmente o que é um ESPELHO D´ÁGUA

Aqui vai um rápido resumo.

ESPELHO D’ÁGUA é uma superfície contínua de água exposta à atmosfera e visível de uma determinada altitude. Corresponde à área ocupada por um corpo d'água - lago, lagoa, reservatório de barragem, açude, etc..

Também se dá o nome de espelho d'água ao elemento da arquitetura, que consiste de uma piscina rasa de água, usado tanto para finalidades reflectivas da obra principal, simplesmente como mais um elemento decorativo ou ainda como barreira de acesso.

Um desenho com bordas sendo ligeiramente mais profundo do que o centro da piscina é muitas vezes utilizado para reprimir outra formação. É projetado para inspirar solenidade e, como o próprio nome indica, reflexão.

O mais famoso espelho d'água é um dos que conduzem ao Taj Mahal, em Agra, na Índia.

A ideia deste leitor nos parece a principio muito boa só que me lembro de outros espaços que outrora foram utilizados e o pensamento era de tranformalos em ponto de turismo e de encontros na cidade e não deram certo. O pensamento deste nosso leitor é maravilhosa se posta em pratica e que o municipio dê a devida manutenção pois só criar e deixsar de lado não vai adiantar nada.

Sabemos que a lagoa do Derba que já pensaram até mesmo em aterrar para tranforma-la em condominio até hoje não saiu do papel e realmente seria uma boa se o espaço fosse utilizado desta maneira justamente na entrada da cidade seria uma atração das boas para o jequiéense e tambem os vistantes da cidade, só que para isto teria que inicialmente aconceter todo limpeza da lagoa e um projetista ser convocado para por em pratica o pensamento deste nosso leitor, ale mesmo poderia até ser convocado pelos órgãos públicos do municipio (diga-se Prefeitura) e colocar aos interessados o seu pensamento.

O Rio de Contas que tranformou-se há muito tempo no maior esgoto a céu aberto da cidade també seria utilizado da mesma forma que a lagoe seria uma outra grande atração da cidade e teria que ser limpo em quase toda sua totalidade para que o audacioso projeto fosse colocado em pratica.

Para isto é necessario que haja interesse do gestores do municipio e também disposição para que o jequiéense pudesse ter dois novos espaços a sua disposição e muito mais centralizado do que foi a “prainha” que com muita pompa foi inaugurada no passado e seria uma das atrações da cidade e foi deisada de lado a outra foi a Barragem de Pedras que muitos pensaram que seria explorada principalmente com a realização de grandes eventos e vale salientar que ela chegou a abrigar uma competição a nivel nacional e morreu por ai.

A ideia é muito boa e por que não dizer maravilhosa, mas volto a dizer para a criação destes dois ESPELHOS D’ÁGUA existe a necessidade de investimentos e será que o municipio iria se dispor de interesse e verba par tal? Volto a dizer a ideia é muito boa e deve ser estudada e quem sabe em um futuro bem próximo ser aproveitada, já que a cidade anda carente de opções de lazer e espaços em que o visitante sinta orgulho de um ter visitado a cidade sol.

VISITE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário