FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A Coelba divulgou uma série de alertas cuidados que os consumidores de energia devem adotar com relação à rede elétrica no carnaval.
Uma prática condenada pela concessionária é o lançamento de serpentinas (muitas vezes metalizadas), por parte de alguns blocos e camarotes, em direção à rede elétrica.
Apesar do efeito de beleza e alegria no ambiente, o lançamento da serpentina na rede elétrica pode causar curto-circuito e interrupção no fornecimento de energia, além do risco de acidentes.
Na verdade, jogar qualquer objeto na rede elétrica é uma prática perigosa. Anualmente, durante o carnaval, equipes das Coelba fazem, diariamente, a limpeza da rede elétrica dos circuitos, retirando diversos tipos objetos (abadás, plásticos, etc) que foram arremessados e que, além de comprometerem o fornecimento de energia, podem colocar em risco a segurança de quem lança o objeto e das pessoas que estão nas proximidades.
A Coelba dá outras dicas que ajudam a evitar acidentes:
-- Sempre comunique antecipadamente à Coelba todo aumento de carga, para que se avalie a necessidade reforço da rede elétrica, evitando desligamentos por sobrecarga.
-- Não suba em árvores e marquises que estejam próximos à rede elétrica.
-- Caso encontre algum cabo partido, não se aproxime do fio.
-- Não direcione jatos d’água à rede elétrica.
-- Evite o contato de balões e placas de propaganda com a rede elétrica.
-- Recorra sempre aos serviços de profissionais qualificados
Evite utilizar.
-- Tomadas tipo “T”
-- Extensões com fios inadequados
-- Tomadas e fios danificados ou com isolação deficiente
-- Disjuntor inadequado, com a capacidade maior do que a da corrente do fio condutor
-- Cargas além da capacidade instalada ou não autorizada
-- Fio neutro como terra
-- Aterramento em desacordo com as normas técnicas
-- Desvio ilegal de energia
Trios elétricos.
A Coelba também chama atenção para a altura dos trios. A concessionária alertou as entidades carnavalescas, blocos e trios para que estes evitem aumentar a altura dos seus trios e alegorias, respeitando o distanciamento mínimo regulamentar de 1,5 metro da rede elétrica, tanto na vertical quanto na horizontal. A altura máxima dos trios elétricos mais altura de suas alegorias e de seus ocupantes deve ser de 4,5 metros.
Mesmo em locais onde não existem mais travessias, por questões de segurança, é importante que esta altura seja respeitada. A Coelba retirou todas as travessias de rede aérea dos circuitos Campo Grande/Avenida7 e Barra/Ondina.
O trabalho foi realizado, nos últimos anos, em conjunto com a Prefeitura e transformou em rede subterrânea aquela rede elétrica que atravessava de um lado a outro as ruas principais destes circuitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário