domingo, 2 de março de 2014

A INGESTÃO DE TOMATES É SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO?...

FONTE: *** Dr. Tufi Dippe Jr (portaldocoracao.uol.com.br).


Um tomateTomate : Calorias: 0 - Peso: * - Porção: à vontade  médio, ou seja, aproximadamente 120 gramas, fornece cerca de 22 calorias, 5 gramas de hidratos de carbono (incluindo 1 grama de fibra e 3 gramas de açúcar) e uma 1 grama de proteína. Os tomates são uma fonte rica de vitaminas A, C e ácido fólico.

Os tomates contêm uma ampla variedade de nutrientes e antioxidantes benéficos , incluindo licopeno, colina, ácido fólico, beta caroteno e luteína. O licopeno é o antioxidante que dá aos tomates a sua coloração vermelha. Em média, os tomates são responsáveis ​​por até 80 por cento do consumo diário de licopeno de um ser humano.

Os benefícios do consumo de frutas e legumes de todos os tipos, incluindo tomates, são infinitos. Quando consumimos diariamente frutas, verduras e legumes, reduzimos nosso riscos de doenças cardiovasculares (ataque cardíaco e derrame cerebral, por exemplo), diabetes e câncer. Além disso, esse padrão alimentar, rico em frutas e hortaliças, associa-se à pele e cabelo mais saudáveis​​, aumento da energia e menor peso, diminuindo o risco de obesidade.

Benefícios do consumo regular de tomates.
- Pressão arterial: o tomateTomate : Pontos: 0 - Peso: * - Porção: à vontade  é rico em potássio. A manutenção de uma baixa ingestão de sódio é essencial para a redução da pressão arterial, no entanto, o aumento na ingestão de potássio pode ser tão importante por causa de seus efeitos vasodilatadores. De acordo com a Health and Nutrition Examination Survey Nacional , menos de 2 por cento dos adultos norte-americanos atendem a recomendação diária de ingerir 4.700 mg de potássio por dia. Também é digno de nota que uma elevada ingestão de potássio associa-se a uma diminuição de 20% no risco relativo de morte por todas causas.

- A saúde do cardiovascular : o teor de fibras, potássio, vitamina C e colina no tomate fortalece a saúde do coração. Um aumento na ingestão de potássio, juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio é a mudança dietética mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir seu risco de doença cardiovascular, de acordo com Mark Houston, professor clínico da Vanderbilt Medical School e diretor do Instituto de Hipertensão do Hospital St. Thomas (Tennessee, Estados Unidos).

Em um estudo, aqueles que consumiram 4.069 mg de potássio por dia tiveram um risco relativo 49% por cento menor de morte por doença arterial coronariana (formação de placas de gordura na parede das artérias, a principal causa do ataque cardíaco) em comparação com aqueles que consumiram menos potássio (cerca de 1000 mg por dia). O consumo elevado de potássio, também associa-se a um risco menor de acidente vascular cerebral (derrame cerebral), ajuda na manutenção da densidade mineral óssea e reduz a formação de cálculos renais.

- Diabetes: estudos têm demonstrado que diabéticos tipo 1 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de glicose no sangue. Em diabéticos do tipo 2, as fibras podem melhorar os níveis de glicose, gorduras e insulina no sangue. Uma xícara de tomates cereja fornece cerca de 2 gramas de fibras.

*** Autor: Dr. Tufi Dippe Jr. Cardiologista Curitiba - CRM/PR 13700.


Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial. 

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário