FONTE: iG Minas Gerais, TRIBUNA DA BAHIA.
Os transgênicos, alimentos
geneticamente modificados, estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro,
inclusive na mesa de bar. Ao beber a sua cerveja predileta, o consumidor
provavelmente não sabe disso, já que não há qualquer menção nos rótulos sobre
essa composição. “Estamos consumindo alimentos e bebidas geneticamente
modificados sem saber”, diz a professora de nutrição da Fumec, Ana Cristina
Machado.
Em 2012, pesquisadores brasileiros ganharam
destaque com a publicação de um artigo científico no “Journal of Food
Composition and Analysis” que revelou que as cervejas mais vendidas no país, ao
invés de malte de cevada, são feitas de milho.
O estudo mostrou que Antarctica,
Bohemia, Brahma, Itaipava, Kaiser, Skol e todas aquelas em que constam como
ingrediente “cereais não maltados”, não são tão puras como as da Baviera
(região da Alemanha com excelência em cervejas), mas estão de acordo com a
legislação do Brasil, que
permite a troca de até 45% do malte de cevada por outra fonte de carboidratos
mais barata.
Conforme artigo da doutora em nutrição em
saúde pública Ana Paula Bortoletto e do advogado e ativista de direitos humanos
Flavio Siqueira Júnior, publicado na revista “Carta Capital” neste mês, ainda
não há estudos que assegurem que esse milho criado em laboratório seja saudável
para o consumo e para o equilíbrio do meio ambiente.
Teste.
De acordo com eles, em 2013 um grupo de
cientistas independentes liderados pelo professor de biologia molecular da
Universidade de Caen, Gilles-Éric Séralini, balançou os lobistas de
multinacionais com o teste do milho transgênico NK603 em ratos. Se eles fossem
alimentados com esse milho em um período maior que três meses, tumores
cancerígenos surgiam nas cobaias. Só que a publicação da pesquisa foi
desclassificada pela editora da revista por pressões.
Ambev.
Resposta. A Ambev informou que as
receitas são estratégicas e não informou a composição dos produtos. A Brasil
Kirin e a Itaipava também foram procuradas, mas não houve retorno das empresas.
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