segunda-feira, 3 de março de 2014

DEPRESSÃO É UM FATOR DE RISCO CARDÍACO, DIZEM ESPECIALISTAS, DIZEM ESPECIALISTAS DA AHA...


A depressão passa a ser considerada oficialmente um fator de risco cardíaco, como a obesidade, diabetes, hipertensão, anormalidades do colesterol e tabagismo. A decisão foi anunciada em um posicionamento oficial da American Heart Association (AHA) na revista Circulation. A recomendação é baseada em uma extensa revisão da literatura médica realizada por um grupo de especialistas.

O posicionamento da AHA avaliou resultados de vários estudos que apoiam a ideia de elevar a depressão ao status de um fator de risco cardíaco, pois associou-se com aumento de mortalidade cardíaca, principalmente em pacientes com síndrome coronariana aguda (ataque cardíaco).

"É muito gratificante ver esta recomendação, pois sabemos dos riscos cardíacos impostos pela depressão, uma doença muito comum e tratável", disse o Dr. Robert M. Carney, professor de psiquiatria da Washington University School of Medicine (Missouri, Estados Unidos).

A depressão é um transtorno do humor comum, caracterizado por tristeza persistente (mais de duas semanas), falta de ânimo (anedonia), fadiga, irritabilidade, baixa autoestima, alterações do apetite e peso, insônia, perda da libido entre outros sintomas.

*** Fonte: Circulation.
Comentário do autor desse portal:
O diagnóstico de depressão deve ser investigado e tratado adequadamente, tanto em pacientes de prevenção primária (sem cardiopatia conhecida) como também naqueles de prevenção secundária (com cardiopatia conhecida).
Caso seja necessário, devemos encaminhar nossos pacientes ao médico psiquiatra e psicoterapeuta. Hoje dispomos de dezenas de medicamentos antidepressivos eficazes e seguros para tratar pacientes com cardiopatia. O tratamento com medicamentos deverá ser individualizado.

*** Autor: Dr. Tufi Dippe Júnior - Cardiologista de Curitiba - CRM/PR 13700.

Dr. Tufi Dippe Jr

O Portal do Coração foi idealizado e é mantido pelo Dr. Tufi Dippe Jr. Clique aqui para conhecer este profissional.


IMPORTANTE: O nosso website aloja anúncios Google e links. Não controlamos o conteúdo de tais anúncios e o nosso conteúdo editorial é livre de qualquer influência comercial.

O nosso website aloja banners publicitários e links. Toda a publicidade é distinguida pela palavra "Publicidade/Anúncios Google". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário