domingo, 11 de outubro de 2009

FANTÁSTICO MOSTRARÁ HOJE PESQUISA SOBRE A QUALIDADE DO FEIJÃO BRASILEIRO...

Pesquisa do Idec revela a péssima qualidade dos grãos brasileiros. Insetos e larvas vivas foram encontrados em 20% das amostras avaliadas.

A pesquisa “Feijão nosso de cada dia” feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) será veiculada com exclusividade neste domingo no Fantástico programa jornalístico da Rede Globo.
A matéria mostrará com detalhes a qualidade do feijão que chega em nossas mesas, sendo que em 20% das amostras avaliadas foram encontrados insetos, larvas e resíduos de agrotóxicos.
Além do Idec, oito órgãos do Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor participaram da pesquisa: Associação Brasileira da Cidadania e do Consumidor de Mato Grosso do Sul (ABCCON/MS), Associação Cidade Verde (ACV/RO), Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia (ADCB), Associação de Defesa da Cidadania e do Consumidor (Adecon-PE), Centro de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Norte (CDC/RN), Instituto de Consumo Educativo Sustentável (Icones/PA), Movimento de Donas de Casa (MDC/RS) e Movimento de Donas de Casa e Consumidores de MG (MDC/Belo Horizonte). A pesquisa, que contou com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, faz parte do projeto Fortalecimento da Capacidade Técnica da Participação Social em Regulação, apoiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As nove entidades identificaram as marcas presentes nos estabelecimentos visitados e compraram as amostras. Cada uma das 33 amostras era composta por sete embalagens de 1 quilo de feijão. Cinco embalagens foram usadas nos testes em laboratório; uma foi guardada como contra prova; e outra, reservada para a Revista do Idec. Os 7 quilos de cada amostra eram todos do mesmo lote, estavam dentro do prazo de validade e suas embalagens eram originais e estavam íntegras e invioladas. Cada amostra foi adquirida em um supermercado da cidade participante (uma grande rede nacional de varejo, uma rede regional ou um supermercado local).

A ADCB desenvolveu todo o processo para a realização da pesquisa da Bahia em estabelecimentos de Jequié.
A entidade só poderá divulgar informações que estão inclusas na pesquisa a partir do lançamento da revista, por isso solicitamos que a imprensa local assista o Fantástico deste domingo, para obter outras informações.

Diretoria de Comunicação
Assessoria de Imprensa da ADCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário