quinta-feira, 15 de outubro de 2009

MERENDA ESCOLAR É REFORÇADA EM SALVADOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A qualidade da alimentação escolar sempre foi uma das prioridades da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). Esse ano, o órgão melhorou a distribuição de merenda, ampliando o cardápio dos alunos, que passou a contar com novos produtos como vitaminas, arroz doce, mugunzá e demais bebidas lácteas, além da ampliação do hortifruti.
Também com objetivo de excelência no quesito alimentação escolar, a Secult criou o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), responsável por fiscalizar com mais rigor a merenda da rede municipal de ensino, bem como ampliou a equipe de nutricionistas que atendem a rede.
Outra medida adotada para manter a qualidade nas mesas das 411 unidades de ensino da rede, o CAE criou vínculos mais estreitos com as empresas fornecedoras e também com as merendeiras da rede e duas vezes na semana, um técnico visita cada CRE para fazer a supervisão alimentar.
E mais uma vez a Secult se mobiliza para manter a qualidade da merenda escolar, reforçada durante a programação da Semana da Alimentação Saudável e comemoração do Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta sexta-feira.
Durante esta semana, por orientação do secretário Carlos Soares, todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e Escolas Comunitárias atendidas pela secretaria serão incentivadas a promover trabalhos relacionados ao tema da alimentação de qualidade.
A ação pretende reiterar a importância dos benefícios de uma alimentação completa e equilibrada e sensibilizar a todos a respeito do tema. De acordo com a coordenadora do CAS, Tatiana Chaves, a intenção é que as escolas desenvolvam palestras, brincadeiras, produção textual, apresentação de filmes, entre outras estratégias lúdico-pedagógicas, juntamente com os estudantes. Esses eventos começaram ontem e vão até a sexta-feira. O objetivo é despertar nos educandos a importância de uma alimentação saudável.
Esta ação é resultado da conscientização da Secult e dos professores da rede sobre a importância do combate à fome, uma preocupação mundial que é recordada no dia 16. Neste ano, o tema escolhido para celebrar o Dia Mundial da Alimentação é: "Alcançar Segurança Alimentar em Época de Crise".
Em todo o mundo cerca de 1 bilhão de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, o que significa que elas não têm acesso a uma alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário