quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

CASA VAZIA PODE ATRAIR LADRÕES...

FONTE: Lorena Costa (TRIBUNA DA BAHIA).

Período propício para a diversão, o mês de janeiro é também propício à ocorrência de arrombamentos. Com imóveis vazios, já que muitas famílias aproveitam as férias para trocarem suas residências por temporadas em hotéis ou casas de veraneio, os bandidos procuram oportunidades nos pequenos descuidos dos proprietários. Por isso – alerta a Polícia – é fundamental redobrar a segurança. Em Salvador e Região Metropolitana, 668 arrombamentos ocorreram no ano passado, o que superou em 37,5% as ocorrências registradas no ano anterior, quando foram somados 486 casos.
De acordo com os profissionais de Segurança, é preciso muito cuidado e um bom planejamento antes de carregar as malas rumo ao destino escolhido. O primeiro passo é verificar portas e janelas, que devem ter suas trancas reforçadas. O ideal é proteger essas passagens com cadeado ou qualquer outro sistema de segurança mais eficiente.
O analista de sistemas Rodolfo Santos, 33, sabe bem que cuidados tomar. Para ele, é fundamental suspender as entregas. “Interrompo a assinatura de jornal, revista e peço para alguém pegar as correspondências. Acho que fica muito óbvio que a casa está vazia quando as entregas ficam se acumulando na frente. Acho evitar essa situação muito importante”, disse.
Outra medida tomada pelo analista de sistemas é nunca deixar as chaves com o porteiro e também avisar a um vizinho de confiança sobre a viagem. “Conheço gente que tem costume de deixar a chave com o porteiro, mas acho a atitude perigosa. Prefiro escolher um vizinho mais próximo, de confiança, ou alguém da família para que fiquem de olho no imóvel”, acrescentou.
No ano passado, conforme estatísticas da Polícia Civil, foram registrados 297 arrombamentos na capital baiana e 371 em toda a Região Metropolitana. Os números superaram os dados de 2008, que – respectivamente – registrou 258 e 228 nas duas áreas.
Os pequenos cuidados, além de protegerem a casa, podem evitar a suspensão precoce das férias. “Comecei a tomar mais cuidado com a segurança da casa depois que sofri um roubo. Estava na ilha e uma vizinha me ligou contando que haviam entrado no meu apartamento. Fiquei desesperado e voltei correndo. Sorte que só conseguiram levar o aparelho de TV da cozinha, mas conseguiram estragar toda a viagem que eu tinha planejado com amigos”, contou.
A depender do período em que a ausência irá durar, pode ser necessário adotar outras medidas. Acima de uma semana, concordam profissionais da área de segurança, pode ser necessária a instalação de alarmes. Manter a lâmpada ligada, no entanto, não é uma boa opção. De acordo com dicas de profissionais de Segurança, luz acesa pode ser aliada, mas não por muito tempo, já que os criminosos são espertos e estão atentos a essas alternativas de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário