quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CADÊ MEU CARRO? LADRÕES ROUBAM UM VEÍCULO POR HORA EM SALVADOR...

FONTE: *** Daniela Pereira (TRIBUNA DA BAHIA).
Os números são alarmantes. Dados da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) apresentam que, em apenas 24 horas, 21 veículos foram tomados de assaltos e/ou furtados em Salvador. Durante as últimas 12 horas de anteontem, quatorze veículos foram furtados em diversos pontos da cidade. Atualmente, Salvador apresenta uma média diária de 8,4 carros roubados e 1,12 furtados. Dos 21 veículos levados por assaltantes, até o final da manhã de ontem, 17 deles foram recapturados pela polícia, o que representa uma média de 80%.
Dentre as áreas mais comuns para esse tipo de ocorrência estão os bairros de Itapuã, Pituba e imediações da orla marítima. O horário preferido pelos assaltantes para essa prática de crimes é, principalmente, no início e final do dia. Segundo a polícia, os veículos mais cobiçados como alvo são os modelos populares e que apresentam grande potência nos motores como: Gol eo Uno. Atualmente carros de grande porte como Strada e Saveiro também estão fazendo parte da lista de assaltos. Segundo a polícia, os carros geralmente são utilizados para práticas de outros crimes como assaltos e homicídios.Esses exemplos são constatados dia a dia nas páginas policias dos jornais. Na manhã de anteontem, por exemplo, o corpo de Rubens Sacramento foi encontrado na Rua Deputado Paulo Jackson, no bairro de Piatã, com golpes de facas e pedras. A vítima foi levada ao local dentro da mala de um veículo Corsa Sedan, de placa JPT 0610, com restrições de furto. Sem falar em outros automóveis que são utilizados em assaltos, clonados ou incendiados, muitas vezes com vítimas a bordo, como no caso do fisiculturista, Jean Carlos Souza Campos, de 35 anos, encontrado carbonizado dentro do seu Peugeot, placa JPO-1647, numa estrada de barro no sentido Alto da Bela Vista, em Jauá,
De acordo com o chefe do cartório da DFRV, André Luís Garcia, um trabalho de contagem para identificar os pontos e horários mais críticos da cidade é feito diariamente pelos agentes do Serviço de Investigação (SI) da delegacia. Já as buscas a veículos roubados e à captura dos assaltantes são postas em práticas por agentes da equipe Jaguar e polícias do Visão Noturna. “Trabalhamos 24 horas para tirar de circulação os responsáveis por esses crimes. Montamos estratégias de atuação e durante a madrugada o Visão Noturna atua nos bairros de maiores incidências”, explicou o policial.
Na porta da delegacia, carros e mais carros permanecem amontoados no estacionamento. Logo na entrada, os bancos da recepção são tomados por proprietários de veículos, desesperados e esperançosos, em busca de novidades sobre o paradeiro dos carros levados em assaltos. Seis dias depois de ter tido o carro levado da porta de sua casa, o pintor, Raimundo Alves dos Santos, de 59 anos voltou, na manhã de ontem, a unidade policial para obter novas informações.
“Cheguei do trabalho às 19 horas e estacionei como de costume na porta de casa, no Vale das Muriçocas, na Paralela. Na manhã do dia seguinte, quando acordei para trabalhar, o carro tinha sido levado. Fiquei desesperado sem saber o que fazer, ninguém tinha visto e nem ouvido nada. Até agora não consegui recuperar meu veículo”, contou. Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), alguns cuidados são essenciais para inibir os roubos. O principal deles, é procurar um lugar movimentado e iluminado para parar. Um sistema de alarme e tranca de direção no interior do veículo dificulta o acesso dos bandidos. Deve-se, também, evitar deixar objetos que chamem a atenção dos assaltantes sobre os bancos, e ficar atento à aproximação de pessoas ao veículo. Ao sair ou chegar da garagem, observar ao redor.
SSP FAZ SITE PARA INFORMAR RECUPERADOS.
Apesar da evidência e alta dos números, André garante que o trabalho de recuperação dos veículos pelos policiais está sendo bastante positivo. Segundo ele, no período de 30 de dezembro a 3 de janeiro do ano passado, 280 veículos apresentaram restrições de roubos, 27 pessoas foram presas pela prática desse crime, e 308 veículos foram recuperados pela delegacia.
“Além da atuação policial, a Secretaria de Segurança Pública está criando um site, no qual as vítimas terão acesso a todos os veículos recuperados pela polícia e, assim, a identificação será mais rápida”, garantiu. Um desses contemplados foi o empresário Carlos Galvão, que, com expressão de alívio, compareceu a delegacia, na manhã de ontem, ao receber a notícia de que o veículo Gol, tomado de assalto no bairro de Valéria, na última segunda-feira, foi encontrado no final de linha do Resgate. O carro que foi levado por três assaltantes, um deles armado, foi abandonado intacto na madrugada de ontem.
“Tive realmente muita sorte”, afirmou. Enquanto o site que está sendo criado pela SSP para ajudar na recuperação de veículos não entra em vigor, qualquer cidadão pode cadastrar e consultar veículos roubados e furtados em todo o país através do Cadastro Nacional de Veículos Roubados pelo site www.seguros.com.br/cnvr/. O cadastro é gratuito, segundoGarcia, e a entrega é feita ao proprietário no local de preferência.
Pesquisa realizada pela Superintendência de Seguros Privados do Brasil (Susep), no ano passado, registrou ocorrências de janeiro a junho de 2008. A partir deste levantamento a Susep calcula o índice de roubo levando em conta o número de carros expostos, suas versões e o tempo em que o veículo está segurado, o que implica diretamente no valor do seguro do seu carro.
Quem encabeça a lista é o Fiat Uno 4p com um índice de roubo de 3,67%, no entanto, considerando as diferentes versões do VW Gol, como diz a própria propaganda, não tem pra ninguém. O Gol ocupa 9 das 15 posições no ranking dos mais roubados no país.
CONFIRA A LISTA.
1)
Fiat Uno Mille/Mille EX/Smart 4p 436
2) Volkswagen Gol 1.0 Power 16v 76cv 4p 384
3) Volkswagen Santana 1.8MI 305
4) Volkswagen Parati 1.6MI/1.6Mi City/T.Field T.Flex 337
5) Volkswagen Gol 1.6 Mi Power Total Flex 8V 4p 885
6) Volkswagen Gol 1.6 MI/Power 1.6 MI 4p 403
7) Volkswagen Santana 2.0 Mi 2p e 4p 257
8) Volkswagen Gol Special Xtreme 1.9 Mi 2p 1.236
9) Volkswagen Gol 1.0 Plus 16v 4p 422
10) Volkswagen Gol CLi/CL/Copa/Stones 1.6 349
11) Volkswagen – Gol City 1.0 Mi Total Flex 8v 2p 589
12) Fiat Palio Celebration 1.0 Fire Flex 8v 4p 733
13) Volkswagen Gol 1000 Mi 2p / 1000 528
14) Volkswagen Kombi Standard/Luxo/Série Prata 231
15) Volkswagen Gol 1000 Mi 16V/ Ouro 4p 483

*** Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário