quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA VAI DEVOLVER 37 DETENTOS PARA O RIO DE JANEIRO...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Trinta e sete detentos que estão em diversos estados deverão retornar ao Rio nas próximas semanas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Justiça. As transferências fazem parte das operações que o Departamento Penitenciário Nacional está promovendo, em todo o país, para devolver aos estados de origem presos que aguardam julgamento em unidades prisionais distantes da região onde os crimes foram cometidos.
A iniciativa – batizada de “Operação Retorno” – começou em setembro de 2009, por sugestão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo, segundo o ministério, é acelerar a tramitação dos processos na Justiça.
Segundo o o delegado Wilson Salles Damazio, responsável pela operação no Ministério da Justiça, é comum mandados de prisão serem cumpridos fora do estado onde ocorreu o crime. “A presença do réu na comarca onde praticou o crime representa celeridade no julgamento”.
OPERAÇÃO TERÁ UM TOTAL DE 1.400 REMOÇÕES.
A “Operação Retorno” já concluiu cem transferências de presos entre os estados. A meta do Depen é que, em 2010, todas as 1.400 remoções solicitadas sejam efetuadas. Coordenada pela área de inteligência do Sistema Penitenciário Federal do Ministério da Justiça, a operação conta com o apoio da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança Pública e da FAB.
A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (Seap) ainda não sabe informar quais são os presos que serão transferidos. Dos 37 detentos, 14 estão em São Paulo, seis em Minas Gerais, quatro no Mato Grosso do Sul, três no Espírito Santo, dois em Sergipe, dois no Paraná, dois no Pará, um no Rio Grande do Sul, um no Rio Grande do Norte, um no Maranhão e outro na Bahia.
Outros 68 presos que estão no Rio serão transferidos para seus estados de origem. Desse total, 19 retornarão a São Paulo e 11 para Minas Gerais.

*** As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário