sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

DOSE DUPLA...

FONTE: JANIO LOPO (TRIBUNA DA BAHIA).

Tô matutando sobre a semelhança entre o caso Ebal – um dos mais vergonhosos já registrados na Bahia em todos os tempos – e o da militar baiana que participa do BBB X (tem gosto para tudo) e fora injusta e preconceituosamente chamada de vagabunda por um oficial PM. Ambas as situações teem uma mesma característica: só existem porque estão, provavelmente, encobertas pelo manto da impunidade.
A certeza de que o crime compensa deixa seus protagonistas à vontade para vomitar em nossas cabeças as intempéries ingeridas ao longo ou em parte de suas vidas. A Ebal, administradora da Cesta do Povo, acumula um rombo de R$ 1 bilhão. Ex-gestores são acusados de uma infinidade de falcatruas. O Ministério Público estava no caso – descasou-se. A Assembleia Legislativa prometia desvendar o mistério – desvenciliou-se. O governo do Estado recuou.
E o dito ficou pelo não dito. Talvez estejamos diante do maior rombo já praticado contra os cofres públicos baianos e do país. Mas há nas chaminés de conceituadas secretarias o aviso de que os otários podem continuar a espiá-las, mas do seu interior não sairá a tão esperada fumaça branca ( ou de qualquer outra tonalidade) anunciando que temos papa. Detalhe: as denúncias são de petistas.À flor da pele, só lhes resta apelar para Chico Buarque: “O que será que me dá/Que me queima por dentro, será que me dá/Que me perturba o sono, será que me dá/Que todos os ardores me vêm atiçar/Que todos os tremores me vêm agitar/E todos os suores me vêm encharcar/E todos os meus nervos estão a rogar/E todos os meus órgãos estão a clamar/E uma aflição medonha me faz implorar/O que não tem vergonha, nem nunca terá/O que não tem governo, nem nunca terá/O que não tem juízo”... Não teria o que dizer ao major Sílvio Correia que chamou a BBB Anamara de vagabunda. Compreendo se tratar de um preconceito de quem certamente não tem noção do que se passa no interior e principalmente fora dos quartéis. Aliás, as páginas policiais dos jornais estão cheios de vagabundos. Boa parte deles, infelizmente, PMs diretamente envolvidos em todas as modalidades de delitos, inclusive assassinatos. Mas, como disse, compreendo o oficial. Afinal, ainda hoje a PM se restringe a ver o tempo passar na janela, que nem Carolina. Não se renovou. Vive nos tempos nostálgicos (para ela, a PM) da ditadura militar. Mas, não custa lembrar ao major uma outra recomendação de Chico em “Deixe a menina”:
“Não é por estar na sua presença/Meu prezado rapaz/Mas você vai mal/Mas vai mal demais/São dez horas o samba tá quente/Deixe a morena contente/Deixe a menina sambar em paz/Eu não queria jogar confete/Mas tenho que dizer/Cê tá de lascar/Cê tá de doer/E se vai continuar enrustido/Com essa cara de marido/A moça é capaz de se aborrecer”...Tanto no episódio da Ebal quanto no caso Anamara, o que estamos a ver é o arbítrio dando as cartas. São instituições que se fecham em copas envergonhadas da incompetência e do espírito estúpido e espúrio que as sustentam. Ao contrário desses versos de Chico - Sim, vai e diz//Diz assim/Que eu rodei/Que eu bebi/Que eu caí/Que eu não sei/Que eu só sei/Que cansei, enfim/Dos meus desencontros/ Corre e diz a ela/Que eu entrego os pontos”... não desistirei de usar este espaço para desmascarar os que estão fantasiados à espera apenas do Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário