quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

EXAMES COMPROVAM CASO DE MENINGITE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Após manifestar sintomas de meningite, o garoto de nove anos que estava a bordo do navio de cruzeiro Costa Concórdia, que seguia para a cidade de Ilhéus, teve que interromper a viagem, sendo internado em um hospital de Salvador. Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ele realmentre está com meningite, mas não é a bacteriana, o tipo mais grave da doença. A meningite dele é a viral, o tipo benigno da doença. A Vigilância Epidemiológica assegurou que os exames descartaram esse tipo de meningite.
O menino foi internado na noite de anteontem no Hospital Aliança e seria transferido ontem para o Jorge Valente, mas, até o fechamento desta edição, não havia chegado à unidade. Ainda de acordo com a Sesab, o quadro do garoto é estável. Ele viajava no navio que veio do Rio de Janeiro com destino a Ilhéus, no sul da Bahia.
De acordo com a Sesab, em 2009 foram confirmados 187 casos de doença meningocócica em todo o Estado, com 49 óbitos. Já em 2008 foram confirmados na Bahia 142 casos da doença meningocócica e 32 óbitos. Em Salvador, o número de casos cresceu quase 44% em 2009, quando foram registrados 107 casos e 26 óbitos, contra 60 casos e 16 óbitos em 2008.
A meningite é uma inflamação da membrana que reveste o cérebro, podendo ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos e agentes não infecciosos como algumas substâncias químicas. Ocorre durante todo o ano com predominância nos períodos mais frios. Das meningites de origem infecciosa, as principais são as causadas por vírus e bactérias, pela magnitude e potencial de produzir surtos. As meningites virais são mais frequentes, podendo ocorrer isoladamente ou sob a forma de surtos, e se caracteriza por quadro clínico leve e moderado que em geral evolui de forma benigna.As meningites bacterianas constituem um importante problema de saúde pública por apresentarem geralmente quadros clínicos mais graves, sequelas e alta letalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário