terça-feira, 12 de janeiro de 2010

JEQUIÉ PERDEU UM DOS MAIS DINÂMICOS POLITICOS...

O ano nem bem começou e a cidade de Jequié, já começou sofrendo baixa, na madrugada de hoje quem deixou este plano foi o odontologo MILTON DE ALMEIDA RABELLO, mais conhecido intimamente pelos mais chegados como MIRTIM RABELLO, dono de uma personalidade forte e marcante, o doutor MILTON RABELLO, deixa seu nome marcado no rol das pessoas mais importantes que estava cidade já teve, político de grande influência em todos os setores da sociedade era uma espécie de bombeiro, pois onde havia “fogo” (brigas entre grupos políticos) ele era logo chamado para intervir e com sua sabedoria fazia com o “fogo” fosse apagado e tudo retornava ao normal, pelo que conheci do homem MILTON RABELLO, seu grande sonho era ser prefeito de Jequié o que nunca conseguiu.
Formador de opinião e em tudo que se envolveu deu fruto foi assim quando se pensou em formar um time profissional na cidade, ele estava no meio do grupo que criou a ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA JEQUIÉ (ADJ), no final da década de sessenta, um dos fundadores do JEQUIÉ TÊNIS CLUBE (JTC), de onde foi também seu presidente e diretor por vários mandatos, um dos idealizadores da vinda do CAMPUS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB- JEQUIÉ), um dos fundadores do CLUBE AMIGOS DA TELEVISÃO DE JEQUIÉ, CONSELHO COMUNITÁRIO, foi por muito tempo MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, entre tantos outros órgãos existentes na cidade ou que já se acabaram por desinteresse daqueles que sempre disseram quer o bem da cidade e no em tanto lutam para ver a cidade afundando cada vez mais.
O doutor MILTON, era também escritor e tinha assento em uma das cadeira na ACADEMIA JEQUIÉENSE DE LETRAS, que ele tam bem ajudou a criar, não posso esquecer aqui a ASSOCIAÇÃO JEQUIÉENSE DE IMPRENSA (AJI) já que ele também é um dos fundadores da entidade.
Em seu consultório localizado na Rua dois de Julho, Edifício Sudoeste, prédio onde por mais de trinta anos funcionou a Rádio Baiana de Jequié, ele atendia a todos que o procuravam sem primeiro saber se a consulta seria paga ou não, ser humano diferenciado de muitos que conheci.
Tive a oportunidade rara de ser amigo do doutor MILTON DE ALMEIDA RABELLO, com sempre brincava com relação ao seu Glorioso Botafogo, já que era um botafoguense de carteira, há quem diga que na sua juventude foi um grande jogador tendo inclusive vestido a camisa do Vitória da Bahia, quem o viu jogar dizia que ele tinha um estilo raro e uma classe vista em poucos jogadores de futebol profissional.
Hoje quando soube da noticia do falecimento do doutor MILTON DE ALMEIDA RABELLO, fiz uma rápida retrospectiva do que pude aprender com ele, uma das primeiras entrevistas que fiz em minha vida de profissional de rádio foi justamente com ele e por pouco a entrevista não saia, fui designado pelo senhor CID TEIXEIRA, diretor da Rádio Baiana a descer os degraus da escada que separava a emissora do seu consultório e fui anunciado pela sua secretaria e uma porta lateral foi aberta e com um largo sorriso fui recebido em seguida ele me entregou uma folha de papel dizendo: “Sardinha, aqui estão as perguntas que você deve me fazer”, eu ainda novato na função de repórter mas já ousado disse a ele que fui fazer uma entrevista com perguntas formuladas por mim e não uma dirigida, ele deu mais uma risada e disse então vou ligar para o CID me mandar outro repórter, agradecir a ele e sair, minutos depois fui chamado à sala da direção e o senhor CID rindo me mandou retornar para a entrevista, quando cheguei o doutor MILTON me parebenizou pela minha posição e me disse que eu seria um grande profissional e se precisasse de sua ajuda pudesse contar com ele, depois desta foram inúmeras as entrevistas que fiz com ele. Já em outra Rádio o diretor do programa jornalístico já conhecendo ele muito bem quando ia mandar fazer entrevista ligava primeiro e dizia MIRTINHO, o repórter está indo fazer entrevista com você, mas só fale cinco minutos, isto era muito difícil.
Muito difícil por que quando o doutor MILTON ouvia a primeira pergunta ele apertava os olhos mais ainda (seus olhos pareciam estar sempre fechados, mas via muito e longe) e começava a fazer uma explanação bem diferente da pergunta que lhe foi formulada ali eu podia ir em casa e retornar que ele ainda não havia começado a responder a pergunta que foi feita.
Cá para nós eu gostava de entrevistar ele pela sua experiência e vivência de vida, ele não concedia entrevista, na realidade ele dava uma verdadeira aula com estas entrevistas aprendir muito.
Não é só a família que perde um ente querido é uma cidade que perde um cidadão ilustre, difícil aparecer um novo MILTON RABELLO em nossa cidade.
DECANSE EM PAZ DOUTOR MILTON, com certeza o senhor vai se juntar a muita gente boa que já deve ter lhe recebido com festa.
A família enlutada meus sentimentos, a comunidade jequiéenses também está sentindo esta perda.
JEQUIÉ PERDE UM DOS MAIS AUTÊNTICOS POLITICOS que conheci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário