terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PERTO DE ESTREIA, RONALDO MANTÉM META DE 30 GOLS E ‘CORNETA’ CONCENTRAÇÃO...

FONTE: Alexandre Sinato, em Itu (SP) (UOL ESPORTE).
Ronaldo está sorridente. E motivos não faltam para o atacante do Corinthians começar a temporada animado: estreia nesta quarta-feira, menor briga com a balança e o fim do regime de concentração total em Itu. A maior estrela do elenco alvinegro está empolgada para o centenário. Em busca de dois títulos inéditos (Libertadores e Brasileiro), ele ainda estabeleceu sua meta pessoal. Quer fazer 30 gols em 2010.
O número é o mesmo do ano passado. “Vou manter os 30. Espero contar com a sorte de não ter nenhuma lesão neste ano. Se não fiz os 30 gols no ano passado foi pela lesão que tive na mão”, explicou ele. Em 2009, foram 23 gols. “O torcedor pode esperar de mim o mesmo que viu no ano passado ou um pouco mais.”
O camisa 9 corintiano decidiu conceder sua primeira entrevista coletiva do ano nesta terça-feira. Com bom humor, abordou diferentes temas. A feição só ficou mais séria quando perguntado sobre a ausência no amistoso que faz anualmente com Zidane e que neste ano ajudará as vítimas do Haiti. Ele se ausentará da partida para se concentrar apenas no Corinthians. Mano fez questão de sua presença.
“Não abri mão e não fiz negociação nenhuma com o Corinthians. Vi a notícia de que fui vetado pelo Corinthians, mas isso não aconteceu porque não pedi permissão”, comentou Ronaldo, alegando que o calendário impossibilitou sua participação.
Mas, no geral, o Fenômeno está de bem com a vida. A felicidade pela estreia diante do Bragantino, às 21h50 desta quarta, é tão grande quanto à criada pelo fim da pré-temporada em Itu. A delegação viaja nesta noite para São Paulo e só deve voltar para Itu por mais quatro noites, no máximo. Talvez o início da próxima semana seja na capital.
A “cornetada” contra o regime de concentração ocorreu após uma pergunta sobre Vicente del Bosque, treinador do Real na melhor fase de Ronaldo no time espanhol. “Treinávamos muito com bola... e não concentrávamos nos jogos em casa”, disse o atacante, arrancando risadas. “Falei isso no ano passado e vocês viram o moral que tenho aqui. Estamos em Itu de novo.”
Ronaldo reclama sutilmente, mas a pré-temporada lhe fez bem. Ele está mais magro e melhor condicionado em relação ao mesmo período de 2009. Ainda existem quilos a mais em relação ao ideal. Mas o percentual de gordura diminuiu e a mobilidade melhorou
“Só não vou sair correndo como um louco marcando, até porque essa nunca foi minha característica. Vou continuar explorando minhas virtudes em campo, treinei muito especificamente para melhorá-las.”
A primeira prova disso será dada nesta quarta-feira. Anteriormente, Mano esperava utilizá-lo na terceira rodada do Paulista, mas antecipou em um jogo. “Eu estava é ficando preocupado porque o Mano não estava contando comigo, e eu treinando desde o início, fazendo todos os testes. Ele decidiu antecipar e acho ótimo, pois o que mais gosto é jogar, principalmente em comparação a treinar em Itu.”
Sobre a Libertadores, Ronaldo repetiu o discurso de Mano. Espera dificuldades e placares apertados. “Não podemos iludir nosso torcedor e dizer que vai ser fácil, que vamos passar com goleada por todos os times. Isso é mentira”, opinou, antes de citar seus favoritos. “Os brasileiros sempre têm vantagem pela qualidade técnica.”
SELEÇÃO: PRESSÃO DA FIEL.
Ronaldo tem como grande meta pessoal em 2010 disputar a Copa do Mundo na África do Sul. Sabe que suas chances são pequenas, mas conta com um bom rendimento no Corinthians e o apelo popular para mexer com a cabeça de Dunga.“Não estou aqui para fazer campanha para voltar à seleção, muito pelo contrário. Tenho sido muito cauteloso nas minhas declarações em relação à seleção, mas ao mesmo tempo é um sonho voltar à seleção. Não posso pretender voltar à seleção só com o nome, tenho que fazer meu melhor pelo Corinthians”, avaliou. O atacante não defende a seleção desde o dia 1º de julho de 2006, quando o Brasil perdeu por 1 a 0 para a França e foi eliminado nas quartas de final da Copa na Alemanha. O jogo também foi a última participação de Roberto Carlos pelo time nacional.
NEM OBSESSÃO, NEM GALÁCTICOS.
A pressão em 2010 será maior que o normal no Corinthians por culpa do centenário. Por isso, Ronaldo não quer saber de peso extra sobre o time. Ele vetou os termos obsessão (pela Libertadores) e galácticos (para definir o time).“Não gosto desses rótulos que vocês criam para os times porque no final das contas quem paga o pato somos nós jogadores, sempre. Como se nós inventássemos o adjetivo. Esses rótulos só atrapalham”, argumentou o atacante ao responder se o Corinthians era galáctico em 2010. E a Libertadores, é uma obsessão? “Isso é muito mais para o torcedor e entendemos bem, mas tal comentário só cria uma expectativa maior sobre a gente. É uma pressão a mais que não precisamos ter, sabemos que não será fácil ganhar”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário